terça-feira, março 19, 2019

Dubrovnik, a Pérola do Adriático.

Lovrijenac - Fortaleza construída em parede rochosa

Com população ao redor de 50 mil habitantes, a maior parte de origem croata, Dubrovnik é realmente bonita e singular. Pode-se arrivare à cidade de trem, de navio, de ônibus ou de carro - já estive lá em três viagens e em todas elas encantei-me, logo de chegada, com  jardins, flores, estradinhas, pontes, colinas, ilhas, mosteiros, muralhas, portões ... e o azul único do Adriático. Nesta cidade foram gravadas cenas da série Game of Thrones.  Veja : https://www.youtube.com/watch?v=LV1n6WJH7HM 



Bandeira na Torre Minceta

Visitar a Croácia implica, necessariamente, visitar Dubrovnik, cidade costeira,  belíssima, conhecida como Pérola  do Atlântico.           Está localizada na região da   Dalmácia,  na  República   da Croácia. Foi chamada , oficialmente, de   Ragusa, até o ano de 1916.   A Cidade Velha de Dubrovnik, que    inclui    uma grande parte das muralhas antigas,    foi declarada, em 1979, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.



Muralhas e Torres



Solidez, grandiosidade  e história podem ser percebidas, em  toda a extensão das muralhas de pedra, ou muros defensivos, construídos entre os séculos XII e XVII que rodeavam a cidade e que tinham a função de proteger seus habitantes. As muralhas estendem-se ao longo de dois quilômetros ao redor da Cidade Velha. É um lugar perfeito para caminhadas - agradável e encantador.
                        

Solidez e História



Dizem ser essas muralhas as mais bem preservadas da Europa - referência que já ouvi em outras cidades europeias, como Ávila na Espanha.. A altura chega aos 25 metros nas partes mais altas e a espessura varia entre 4 e 6 metros nas partes viradas para terra, sendo mais finas nas partes voltadas para o mar. 


Acessos à Cidade Velha

Inicialmente, havia em Dubrovnik,  distribuídas pela muralhas, quatro portas, sendo que duas delas conduziam ao Porto e duas, fortemente protegidas e com  pontes levadiças, 
que conduziam à cidade nova  e que, a qualquer momento,         poderiam ser erguidas.      No tempo em que o   Império Austríaco    controlou a cidade,    mais duas novas portas foram abertas.Se, por uma fatalidade, invasores atravessassem as pontes,teriam ainda  que percorrer estreitas ruazinhas, guarnecidas de ambos os lados, como é a Stradum.




Arte nos espaços públicos

Além do movimento dos turistas,  das      ruazinhas originais,  dos palácios, das praias e 
tudo o mais que  nos referimos anteriormente, em Dubrovnik  podemos também visitar a farmácia mais antiga da Europa,que ainda atende e faz remédios através de manipulação; ouvir música nas ruas; visitar a  residência do Reitor, designação local do chefe da cidade, daquele que detém a chave do portão que dá acesso à  Cidade Velha; ver a Igreja Ortodoxa e  os gatos que andam pela cidade.








Floriculturas diversas na cidade


Sim! eu vi alguns gatos. Não consegui , entretanto, fotografá-los porque me pareceram "tímidos" ou ariscos.    Perguntei a razão pela  qual eles têm um ar de donos da cidade. Contaram-me  que, em período inicial da história, com a suspeita de que os ratos eram  transmissores de pestes e doenças, os gatos passaram a ser os herois, já que poderiam caçar e matar os ratos, salvando, dessa maneira a população. A partir daí, passaram a ser mimados e protegidos.




Mar Adriático


Não visitamos a Ilha de Lokrum, muito conhecida por seus mistérios e por suas histórias de assombração. Distante de Dubrovnik cerca de 600 metros, Lokrum carrega uma maldição que atinge qualquer pessoa que tenta comprá-la. São conhecidas histórias sobre muitos candidatos a compradores que sofreram estranhos acidentes - alguns dos quais morreram antes de completar a transação. Gostaria de voltar à Croácia, visitar essa Ilha e ouvir muitas causos de assombração.



Passagem de Cable Car


Quem me acompanha no Correndomundo, sabe bem do meu medo de altura, que vai de teleférico, a bondinho,  a avião até cable car - ou qualquer meio de transporte que não esteja na terra. Sabe também que o meu medo só perde para minha curiosidade. Vou...com medo, mas vou. Já inventei rezas e mantras, já me convenci que só é corajoso quem enfrenta o medo ...e vai. Pois bem, esses cabos são de um teleférico - longo!!! - que eu enfrentei em Dubrovnik.



Marina de Dubrovnik


A Cidade Velha é pequena e pode ser percorrida caminhando, quando se pode ver, com mais detalhes e calma,  prédios históricos com  admirável arquitetura.   Grande parte da cidade está fora das muralhas e muitas se espalham pelas colinas.Ficamos hospedadas em um apto, distante uns 300 metros da porta principal de entrada para a Cidade Velha -  lugar tranquilo  e acolhedor.    Três dias serviram  para renovar a admiração pelo país  e pela cidade. Croácia, entretanto,  merece uma visita longa.



Isolda, minha companheira de viagens " aventurosas".

" Quando eu era jovem, eu a mim dizia:
Como passam os dias, dia a dia,

E nada conseguido ou intentado!

Mais velho, digo, com igual enfado:

Como, dia após dia, os dias vão,
Sem nada feito e nada na intenção!
Assim, naturalmente, envelhecido,
Direi, e com igual voz e sentido:
Um dia virá o dia em que já não
Direi mais nada.
Quem nada foi nem é não dirá nada,"

Fernando Pessoa




Ponte Franjo  Tudman
PS. Como já informei em outra postagem, não é confiável a data e a hora que aparecem nas minhas fotos. Sempre esqueço de atualizar ou acertar minhas câmeras. Desculpem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.