domingo, setembro 16, 2018

Fechando ciclo : 16 / 09 /2018





                                                                           Sarajevo

Decidi, hoje, fechar um ciclo, talvez prematuramente, talvez arbitrariamente. Completam-se dois meses que fiz a cirurgia de câncer no pulmão.   Chega de choro, de medo, de ressentimentos, de perda de confiança no meu próprio corpo - afinal foi ele que me aprontou essa - de ansiedade, de ausência de projetos, de falta de esperança.


                                                                             Budva                                                           

A primeira fase foi de total euforia. Eu sobrevivera e não necessitava quimioterapia. A crise pior veio após o primeiro mês, em forma de síndrome de pânico pós - trauma. Foram 20 dias bem difíceis, já felizmente superados. Nos últimos dias,  estou bem. Minha tosse quase sumiu, bem como os problemas de estômago, as dores e as crises de ansiedade. Ficaram, ainda,  dores na região das cicatrizes, que decidi encará-las com agradecimento :  sem elas eu nem teria esperança de viver um tempo maior ...mesmo que eu continue a ter  bem presente que viver é perigoso ....Sou mesmo muito grata à vida de cada dia.


Albãnia

Ao despertar nesta manhã, fiz, mentalmente,  uma longa lista de agradecimento às pessoas que foram presenças nesses dois meses inesquecíveis. Sair de cidades como Alegrete, Santa Maria, Torres, Rio, Chapecó, Camburiú ou, simplesmente, sair de casa em Porto Alegre para me fazer uma visita, foi demonstração de afeto e solidariedade. Presenças também através de quase cinco mil mensagens nestes meses .Só quem passa por um período de fragilidade e vulnerabilidade sabe a importância desses contatos todos. Muitos telefonemas eu não os atendi, mas meu filho atendia, anotava, me informava. Muito obrigada  Meu filho e minha nora foram amorosos, dedicados e hipercuidadosos comigo.


Dubroviniki

Agora penso estar realmente bem.  Tão bem que retomarei as postagens Europa/1/2018, que começou em março e terminou, abruptamente, em maio, com a notícia de que meu irmão fora diagnosticado com câncer de pulmão. Falta-me escrever sobre alguns países da ex-yoguslávia e sobre passeios feitos na Grécia e na Espanha. Preciso produzir relatos bons de um ano que me foi muito marcado pela dor. Vocês merecem. É demonstração de gratidão.


Pristina
Há um tempo em que é preciso;
abandonar as roupas usadas;

Que já têm a forma do nosso corpo;
E esquecer os nossos caminhos 
que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia;
E se não ousarmos fazê-la;
Teremos ficado para sempre;
À margem de nós mesmos."




Fernando Pessoa


                                                                       Montenegro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.