terça-feira, março 06, 2018

2018 : roteiros e "gente como a gente" ....3a. Parte























O roteiro do meu último mês de permanência na Europa, em 2018/1, está parcialmente aberto. Não consegui entrar em acordo " comigo mesma " sobre o que fazer e o que ver ou rever na Espanha. Decidido  mesmo é que irei a Granada de que tanto gosto e à histórica Antequera. Nessas  duas cidades, permanecerei durante uma semana, fazendo viagens rápidas  a  duas outras  cidades da maravilhosa Andaluzia.






Decidido também está que continuarei a explorar os Pueblos Blancos. Já tenho, por essa razão,  uma reserva de hotel para hospedar-me durante uns 10 dias, em Arcos de la Frontera,   cidade a partir da qual visitarei outros  tantos Pueblos. Como essa permanência será em final de maio e início de junho, terei que considerar a temperatura, já que, nessa região, pode-se chegar facilmente até 45  graus.





Pueblos Blancos são  históricos e encantadores vilarejos ou cidades de montanha, com casas caiadas - todas muito branquinhas é óbvio - no mais tradicional estilo mouro. São muitos, com diferenças e com atrações diversas, o que torna difícil a seleção do que ver. A cada ano, elejo alguns para visitar. Adianto, entretanto, que Ronda continua sendo a minha favorita na região.







Em Arcos de la Frontera,  a mais populosa cidade da Província de Cádiz, será, como escrevi acima, minha base, a partir da qual visitarei outros  tantos Pueblos.   Em Arcos, fundada por romanos,  pode-se visitar, entre outras atrações,  o Castelo dos Duques, famoso pela sua fachada barroca e renascentista, as muralhas e, no centro histórico, os arcos de estilo gótico.






De Arcos de la Frontera, penso fazer um bate-e-volta a El Bosque, que está distante apenas 27 km e localizado ao pé da Sierra de Grazalema. Nesse pueblo, me encantaria ver os moinhos de água e o seu famoso Jardim Botânico.  É um Pueblo Blanco  que está na entrada do Parque Natural dessa Serra. El Bosque pode ser um dos caminhos para se chegar a  outros povoados que me interessam, como Ubrique, Grazalema - no centro da serra do mesmo nome - e Puerto de el Boyar.







Os Pueblos Blancos já por mim selecionados para visitar em 2018, além de Arcos de la Frontera e El Bosque,  são:  Bornos, Ubrique, Grazalema, Olvera, Zahara de la Sierra, Setenil de las Bodegas e Algodonales. Posso, obviamente,  suprimir alguns desses ou trocar por outros, à medida que for fazendo descobertas na região. É importante saber  que não existe uma rota dos Pueblos Blancos. Eles estão dispersos da costa à montanha. A  rota, cabe a cada viajante fazer a sua.





Em Bornos, sei que há uma histórica torre fortificada, construída pelos árabes,  e que  são famosos seus mosteiros, conventos e igrejas, bem como o Castelo/Palácio dos Ribera, que dizem ter um belíssimo jardim renascentista. Ainda não sei em que momento incluirei Vejer de la Frontera neste recorrido - mas quero muito ver essa cidade, que se localiza no alto de uma colina.  







Em Ubrique, o mais rico e maior pueblo da Sierra de  Grazalema,  encontram-se ruínas
da ocupação romana; em Setenil de las Bodegas estão as casas que foram construídas aproveitando a encosta; já Olvera tem fama de ser imponente e bela.     Espero surpresas agradáveis e valiosas descobertas no desenrolar deste roteiro.




   


Percebo que este esboço de roteiro está confuso e talvez sem uma consistente lógica espacial.Isso aconteceu porque me dediquei ultimamente a estudar os países da ex-yugoslávia e mais um pouco da Jordânia e deixei a última parte do meu roteiro para finalizar ainda durante a viagem. Depois de estudar mais e até mesmo depois de percorrer os Pueblos Blancos, farei, com certeza, um texto definitivo e de melhor qualidade. Prometo!

























" E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta,  porque o que basta acaba onde basta, e onde acaba não basta.  E nada que se pareça com isso devia ser o sentido da vida...."

Fernando Pessoa

Em Darmsala, esperando passar o Dalai Lama.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.