domingo, fevereiro 25, 2018

2018 : roteiros e "gente como a gente" ....2a. Parte




No post anterior, escrevi sobre o roteiro para os primeiros 45 dias da temporada europeia/2018 - 1, basicamente na Espanha e no Leste Europeu. Realmente uma maratona! Poucos dias de descanso e, na continuidade, iremos, Isolda e eu, num voo direto da Ibéria, para Amman ( Amã ), a capital da Jordânia. Não permaneceremos, porém, apenas na capital. Faremos também algumas incursões pelo interior do país.





Amman, entretanto, não será apenas uma base para, a partir daí, explorar Petra, meu interesse maior nessa parte do Oriente Médio. Pretendo também fazer uma visita, o mais detalhada possível, a Amã, que está instalada sobre 18 colinas, todas localizadas entre o deserto e o Vale da Jordânia.






Minha lista do que ver nessa capital pode estar sofrendo superfaturamento :  de longe, fica difícil avaliar tempo e espaço. Prefiro, no entanto, fazer uma lista, ainda que  bem flexível, por ser exagerada ou incompleta,  a  perder-me  na variedade de opções oferecidas e terminar por ver muito pouco.






Da minha lista, constam:   banho turco em um hamman e uma limpeza de pele; compra de temperos e especiarias no mercado central da cidade; chá de menta e cardamomo , acompanhado de um doce de queijo; visita ao centro histórico, especialmente ao Teatro Romano e à Igreja Ortodoxa de São Jorge; caminhada pela rua Arco-Íris e ida à Galeria Nacional de Artes.






A partir de Amã, faremos viagens que justificam a viaje, como a Petra,  a Cidade Rosa, que eu já disse ser meu interesse maior. Quem viu  o filme  de  Steven Spielberg  Indiana Jones  e a Última Cruzada  deve ter visto  cenas locadas  em Petra e admirado seus magníficos monumentos esculpidos na rocha, considerados  Maravilhas da Humanidade.






Já marcamos um bate-e-volta que me parece bem importante visto que irá  ao Castelo de Ajlun, uma fortaleza construída em uma montanha em 1185, e a Jerash, uma cidade antiga, localizada a 45 km de Amã, conhecida como a Pompeia da Ásia, Nessa cidade, encontram-se as mais bem conservadas ruínas romanas do Oriente Médio.






Outras visitas e aventuras estão programadas, como ao Monte Nebo de onde se tem uma vista do Mar Morto, do lado jordaniano, e uma chegada nesse  mar, onde pretendo, fazer fotos,  molhar o pé  - nada de flutuar na água! - e comprar um creme para o rosto, que é um hidratante fantástico. 





Está programada, ainda, uma visita a Al Beida, cidade conhecida como  Pequena Petra e um passeio até Wadi Rum. No deserto de Lawrence da Arábia, certamente Isolda fará um passeio, numa 4X4 conduzida por debuínos, entre rochas e areia e em alta velocidade - passeio do qual  quero muita distância . Sou medrosa!







Como sempre acontece,  poderão surgir outros passeios, além de deliciosas comidinhas e pequenas compras - muito pequenas mesmo. Novamente pela Ibéria, retornaremos a Madrid. Minha amiga Isolda retornará ao Brasil, e eu ainda permanecerei na Espanha por mais 30 dias. Em fotos e textos, procurarei passar informações diversas, que incentivem outras pessoas a viajar.






" Ter pressa é não saber chegar.
Vou devagar.
Vou devagar porque o que é sorte,
E o que é morte,
Não as busco, não as evito,
Vem-me buscar.
Por isso vou sob o infinito
Sem me apressar."

Fernando Pessoa            




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.