quarta-feira, março 14, 2018

Belgrado: preparação de viagem




Na próxima semana, iniciarei uma viagem que tem como foco inicial os sete países da ex - Yugoslávia. Alguns desses países, já os conheço. Outros, é a primeira vez que os visito. De todos esses países, fiz um estudo o mais aprofundado que o tempo disponível me permitiu. Exemplificarei com a Sérvia, país que sempre quis visitar, mais especificamente, com Belgrado, sua histórica capital.






As fotografias que estou usando para  ilustração desta postagem - espero mais tarde substituí-las por fotos que farei na Sérvia - são todas da Rússia, feitas por mim , em 2016, numa viagem a São Petersburgo, Moscou, Vladimir, Susdal e Rostov. 






Continuando, conto-lhes que já tenho bilhetes aéreos para o trecho Zagreb / Belgrado. A oferta de trens não me é muito abundante. Pela primeira vez, experimentarei uma cia. servia - que não me pareceu  uma Kombi Voadora. Feita a viagem, contarei detalhes. O aeroporto está distante 12 km da capital. Certamente o translado aeroporto/centro será minha primeira experiência local de transporte coletivo.






Belgrado é a capital e a maior cidade da Sérvia. Está localizada entre a confluência dos rios Danúbio e Sava, no norte da Sérvia. É uma das maiores cidades cortadas pelo  rio Danúbio - o segundo maior rio , em extensão, da Europa, só perdendo para o Volga. Ele  foi imortalizado por Strauss, na valsa Danúbio Azul - https://www.youtube.com/watch?v=foQpms3L9gU






Com um nome que lhe foi dado pelos Celtas e que significa Cidade Branca, Belgrado é uma das mais antigas cidades da Europa, com uma história de 7 mil anos. Li que Belgrado já passou por mais de 100 guerras, tendo sido destruída cerca de 40 vezes! A  última guerra é bem recente - foi a guerra do Kosovo, em 1999 ( portanto nada de comprar uma camiseta na Sérvia e depois usá-la em Kosovo... portanto nada de um ostensivo I Love Sérvia! rsrs ).






O núcleo histórico de Belgrado é denominado Kalemegdan  e está localizado na margem direita dos rios Danúbio e Sava. Pretendo traçar toda a área - o advil já está na bolsa! A parte mais moderna foi construída na margem esquerda do rio Sava. Há duas pontes ligando esses rios que merecem ser visitadas: a ponte Branko e a ponte Gazela, que fazem a conexão entre o Centro Histórico e a Nova Belgrado.






Em diferentes blogs e guias de viagem, li que os melhores períodos para visitar a Sérvia é de março a maio e de junho a agosto. Òtimo! irei em abril. Não gosto de viajar para país  europeu no verão. Dos meses  de julho e agosto, então, fujo  mesmo:  trens cheios, hoteis e restaurantes com preços mais altos, filas enormes e muitooooos  turistas por toda parte.






Fiz algumas anotações que me podem ser bastante úteis, uma vez que os sérvios usam dois alfabetos ( o latino e o cirílico - e quase nada sei de cirílico ). Por exemplo, preciso saber que  Pékaras - padarias, dizem que os pães são excelentes e variados;  pasulj, prato típico feito com feijão e temperado com muita carne de porco; Burek, torta de carne, queijo ou vegetais servida com iogurte. Penso que vou gostar dessa última opção!





A moeda do país é o Dinar Sérvio. Com 100 dólares, posso comprar mais ou menos 8.500 dinares - DIN.   Não sei o que isso significa...mas dizem que é um dos países mais baratos da Europa. Pelo Booking.com - que abro aqui mesmo no correndomundo - já reservei um hotel, que me pareceu bem localizado, confortável e com preço razoável. Se for bom mesmo, ao retornar darei o endereço.





Muitas  informações de Belgrado, bem como a inspiração para visitá-lo, vieram-me de Claudia Liechavicius, através  do seu excelente blog Viajar pelo Mundo. Meu agradecimento a ela. http://www.viajarpelomundo.com/2009/07/nova-belgrado-em-tempos-de-paz.html O post tem essa interessante denominação : A Nova Belgrado, em Tempos de Paz. Obrigada, Claudia. 





Toda viagem traz surpresas por mais que a gente estude e pense sobre os lugares a serem visitados. Estou curiosa, muito curiosa até mesmo pela cadeia sonora da língua, pois me encantam as línguas eslavas, de conheço um pouquinho, através do slovaco e do tcheco.








































Quero um tempinho a mais disponível para ir a histórica cidade de Nis, onde nasceu Constantino, o Grande.Gostaria também de conhecer Zlatibor. Serei muito grata ao Universo se a viagem for como penso que será. Costumo me sentir em casa,  em qualquer lugar. Enchallad!









































" Bendito seja o mesmo sol de outras terras
Que faz meus irmão todos os homens
Porque todos os homens, um momento no dia, o olham como eu...."

Fernando Pessoa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.