Do trem, Lago de Mantova e por-do-sol. |
Decidi levar Pedro a Mantova porque tenho um certo fascínio por essa cidade. Ela está situada na Lombardia, onde encontro o maior número de Menini. Alimento a convicção de que meu avô paterno - Tobias Menini - era nato dessa Região. Se não houvesse essa razão familiar, eu teria outras tantas para continuar vindo aqui.
Pedro faz carinho em Rigoletto |
Rigoletto no jardim de Sua Casa |
Tenho acentuada preferência por cidades pequenas, mas com muito o que ver. Mantova é assim. Tem cerca de 50 mil habitantes e uma longa história, que remete à fundação dela , nas margens do rio Míncio, ao redor de 2 mil anos a.C. Desde julho de 2008, ela integra a lista da UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
Ao fundo, rio Mincio |
Castelo de San Giorgio |
A denominação da cidade já demonstra seu longo passado. Conta uma lenda que Mantova provém da deusa grega Manto, que a teria criado. Conta outra, que o nome teria origem etrusca, pertencendo à divindade Mantu. Os etruscos - de que eu tanto gosto - de fato habitaram este território como testemunham restos arqueológicos, encontrados na cidade e guardados hoje pelo Museu Arqueológico Nacional.
Rotonda di San Lorenzo |
No ano mil, passou a fazer parte das terras da família Canossa. Matilde, descendente dessa família, mandou construir uma igreja, com forma circular, com afrescos decorativos originais da Escola Bizantina. Denominou - a Rotonda de San Lorenzo. Esteve abandonada por muito tempo. Foi restaurada no início do Século XX. Atualmente é a igreja mais antiga da cidade e uma de suas atrações turísticas.
Palazzo del Podestá |
Na Piazza Erbe - historicamente lugar de mercado de frutas e verduras - podem ser vistos dois belíssimos palácios: o Palazzo del Podestá, que foi restaurado no século XV e que conserva , do século XIII, a estátua de Virgílio e o Palazzo della Ragione, dedicado a administração da justiça na cidade. A Torre do Relógio - com engrenagens originais ainda do Séc.XV - intensifica o encanto da Praça.
Virgilio na Cátedra |
Virgílio, o mais famoso poeta romano, nasceu em Mantova em 15 de outubro do ano 70 a.C. Morreu em Brindisi - aquela cidade italiana onde comumente se prende navio para Grécia - no dia 21 de setembro, no ano 19 a.C. Dedicou 11 anos de sua vida a escrever Eneida, uma epopeia mitológica em 12 livros, em que relata as peripecias de Eneas da queda de Troia à vitória militar na Itália.
Giardino dei Semplici do Palazzo Ducale |
Construído entre os séculos XIV e XVII, o Palazzo Ducale foi a residência da Família Gonzaga. Compõe-se de muitos prédios, conectados entre si por corredores e galerias. Possui mais de 500 quartos, sendo mais famoso o quarto do casal - Camera degli Sposi. Gostei da austeridade e da
beleza do grande jardim interno, onde se podem ver bustos de alguns Gonzaga. A entrada principal do palácio dá-de pela Piazza Sordello.
beleza do grande jardim interno, onde se podem ver bustos de alguns Gonzaga. A entrada principal do palácio dá-de pela Piazza Sordello.
Portas do Palazzo Ducale |
Estas portas todas, incluindo as duas primeiras que são do Palazzo Ducale, eu as fotografei pensando em duas amigas muito especiais : Rosana Zucolo e Carla Rossa . Queridas jornalistas, minhas fotos são de principiante mesmo, mas testemunham meu carinho por vocês. Que muitas portas se abram para um leve e agradável em 2016 !
Castelo San Giorgio |
O Castelo de San Giorgio, é uma fortaleza militar , indicativa do poder da Família Gonzaga. Foi construído em 1395 por Bartholin de Novara. Sua localização, na entrada da ponte, foi determinada por razões de segurança e para ser um ponto de observação do Lago de Garda, por onde poderiam escapar em situação de perigo. Tem uma planta quadrada, com quatro torres e três portões de entrada com pontes elevadiças. O pórtico renascentista foi construído por Luca Fancelli, arquiteto de Firenze.
Basílica de Sant `Andrea |
Iniciada em 1472 e concluída em 176 5, a Basilica de Sant´Andrea tem importância histórica e religiosa. Construída sobre um antigo complexo beneditino, que fora construído, em parte, sobre um templo de Diana. Contam que , no ano 36 d.C. Longino, um soldado romano, que presenciou a morte de Cristo - e deu a ela sua ajudazinha, espetando uma lança na costela dEle - recolheu o sangue que escorreu do ferimento e o levou consigo.
Parte do interior da Basílica |
Mais tarde, esse sangue cura soldado de uma enfermidade. Arrependido e fugindo da inquisição, Logino esconde o sangue, que estava guardado numa pequena caixa, junto ao Templo de Diana, onde é agora a cripta da Basílica.Em 804, o Papa Leão II autentica a relíquia e, em 1048, outro papa confirma a autenticação. Mantova, então, tornou-se lugar de peregrinação. Atualmente, na sexta-feira santa, uma cópia do cálice é exposta à visitação.
Teatro Social de Mantova - construído em 1822 |
Há muito mais o que ver e admirar nesta pequena e intensa cidade - razão por que a ela volto sempre. Uma visita ao Palazzo Te , construído entre 1525 e 1535 e lugar do Honesto Ócio do Príncipe (sic!) pode durar um dia inteiro. É imenso e magnífico em arquitetura e arte. Desta vez, entretanto, não o visitei. Também há muitas igrejas, museus, praças e jardins para visitar - e muitos passeios, junto aos lagos e rios, para fazer e desfrutar. Mantova merece ser vista e apreciada.
Arcadas em mármore |
"Quando era jovem, eu a mim dizia:
Como passam os dias, dia a dia,
E nada conseguido ou intentado!
Mais velho,digo, com igual enfado:
Como, dia após dia, os dias vão,
Sem nada feito e nada na intenção......"
Fernando Pessoa
Torre do Relógio |
Passeio às margens do rio Mincio |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.