Proximidades do Castelo |
Pedro e eu decidimos ir ao Castelo caminhando, embora, com bastante neve, a subida íngreme se tornasse um pouco perigosa. Pode-se também ir num dos bondes que liga o centro ao sopé da montanha onde está situado o Castelo de Praga - Prazský Hrad - que atualmente serve como residência presidencial. Tem área superior a 72 mil metros quadrados, sendo considerado pelo Guinness como o maior castelo do mundo.
Vista parcial do Castelo de Praga |
Para chegar ao estágio atual, entretanto, muita história rolou....Aldeias de tribos que, na metade do século VI d.C., haviam tomado posse do vale do rio Vltava - Moldava - deram origem a Praga. Uma dessas tribos - Przemyslidi - desenvolveu-se muito e sua dinastia reinou sobre a região durante 400 anos. No final do século IX e princípios do século X, os Przemyslidi construíram duas fortalezas: o Castelo de Praga e a Cidadela de Vyserhad ( em razão do frio e da neve, não levei o Pedro à Cidadela).
Rio Vltava |
Przemyslidi - essa dinastia cuja história está relacionada ao Castelo e à cidade de Praga - tem uma origem interessante. Libuse, uma princesa da tribo Cech, apaixonou-se por um lavrador e lenhador chamado Premysl e com ele casou, fundando a dinastia real checa e fazendo dele o primeiro governante e o início da dinastia Premyslidas. Foram Premysl e Libuse que iniciaram a construção do Castelo e seu recinto.
A caminho do Castelo - rio Vltava |
Desde o início da fundação de Praga e do Castelo, religião e política estavam intrinsecamente ligadas. O cristianismo difundiu-se na região por dois pregadores, com a anuência do primeiro príncipe Przemyslidi e de seus sucessores. Foram , então, construídas, no interior das muralhas do Castelo, a Basílica de São Jorge ( 905 ) e a Rotonda de São Vito, núcleo originário da atual Catedral.
Detalhe da Catedral de Praga |
Ao redor de 1170, construíram a primeira ponte que passou a unir as duas margens do rio Vltava. Passaram a ter estatuto de cidade os dois assentamentos às mardens do rio. Surge, assim, à margem esquerda, a Cidade Pequena - Malá Strana - e , à margem direita, a Cidade Velha - Staré Mesto - que, em 1287, converte-se em capital do Reino. Na Colina de Hrad,no entanto, estavam os edifícios que simbolizavam o poder temporal e espiritual : o Castelo e a Igreja.
Entrada do Castelo : Porta Matias |
Em 1306, com a morte de Venceslau III - mandado assassinar um ano depois de sua coroação - extingue-se a dinastia Przemyslidi, e o Castelo é abandonado, até o fim do mandato de João de Luxemburgo. Em 1346, Carlos IV, filho de Luxemburgo, torna-se rei e decide reconstruir o Castelo e dar-lhe a relevância temporal e espiritual que tivera.
Parcial do Castelo |
Após mais de um século de lutas, o Castelo voltou a ser residência real sob o reinado de Venceslau II. Posteriormente, com Rodolfo II (1576 - 1611 ) e com Maria Teresa (1740 - 1780 ) o Castelo passou por muitas transformações, tais como , reconstrução de partes antigas; construção de novos edifícios; criação de jardins; execução da Porta Matias ( 1614). Mencionando portas, as do Castelo são realmente fantásticas.....
O Palácio está precedido de um amplo pátio, onde, sempre ao meio-dia, realiza-se a cerimônia da troca de guardas - mais que uma cerimônia, um belíssimo e bem ensaiado espetáculo. O cenário é perfeito: em frente à Porta Matias e aos oito pilares com figuras de gigantes. Muitos turistas - e muitas câmeras off course - assistem a essa cerimônia.
Pedro gostou dessa representação medieval |
A grandiosa Catedral de São Vito, símbolo da história de Praga, domina a área do terceiro pátio do Castelo. Grandiosa em estrutura e importância histórica. Nela, eram coroados, com grande pompa, todos os reis do país. Conta-se, numa publicação de 1723, que, para a coroação de Carlos VI, foi preparado um banquete com 564 faisões, 708 perdizes, 800 frangos, 560 pombos, 46 carneiros, 40 ovelhas, 50 gansos, 120 perus, 130 patos, 70 galinhas e 108 lebres.
Visão posterior da Catedral |
Eu já havia visitado todo o complexo do Castelo na primavera, no verão e no outono. Faltava-me mesmo vê-lo no inverno. Neste ano , decidi encarar o frio e a neve. Depois de subir a colina, com neve, vento de -4 de temperatura, cheguei a pensar que esse era um programa para pessoas fortes....se eu sobreviver!
No 3o. pátio, a Igreja de São Jorge. |
Desta vez, não tracei a famosa Calçada do Ouro - Zlatá Ulicka - onde se vêem pequenas casas, construídas junto às muralhas do Castelo. Conforme a lenda, essa era a rua dos alquimistas e de todos os praticantes de magia. Parece que era comum os poderosos consultarem magos, cartomantes e feiticeiros. Podiam saber muito passado, ter o domínio do presente...mas o que mesmo lhes reservaria o futuro?
Detalhes do Castelo |
Esta viagem foi toda ela dedicada a Pedro Menini. Todos os lugares visitados já me eram bem conhecidos. Queria, entretanto, mostrá-los ao meu neto. Não tenho herança material que eu possa deixar a ele. Pensei, então , em deixar-lhe uma herança - intransferível e imperdível - em forma de conhecimento de mundo e de paixão por andarilhar.
Pedro : curioso e |
e decidido. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.