segunda-feira, dezembro 30, 2013

Nuremberg: dramatica, comovente e bela.

OBS. Texto ainda sem revisao de digitacao e ortografia ( saudades do meu PC)

Centro Historico de Nuremberg
Quem viu o filme O Julgamento de Nuremberg, com certeza lembra um pouco da cidade ou a identifica como o histórico local onde os criminosos nazistas foram julgados em 1945.  O filme conta esse doloroso fato , ocorrido apos a Segunda Guerra Mundial, quando os paises aliados reuniram-se, na arrasada Nuremberg, para julgar os oficiais nazistas por crimes cometidos nos campos de concentração. 


Igreja da Virgem Maria - 1509
A escolha do local de julgamento faz sentido porque Nuremberg foi um dos  locais mais usados  para reunioes e comicios imensos do partido nazista. Sabemos que vários oficiais foram condenados por crimes de guerra e crimes contra a Humanidade. Enquanto eu caminhava pela cidade , pensava na justa condenacao deles e, mais ainda, na condicao de culpados que deveriam sentir-se todos os que, com seu silencio, apoio e/ou  aplauso, deram um incentivo para que as atrocidades fossem cometidas.
Fonte formosa ao fundo
Nao visitamos os dois mais importantes lugares relacionados ao nazismo: o Centro de  Documentação no Complexo do Congresso do Partido Nacionalista ( Dokumentationszentrum Reichsparteitagsgelände) e a Sala 600 do Tribunal de Justiça de Nuremberg (Schwurgerichtssaal 600, no Nürnberg Justizpalasct). Os dois ficam bem distantes do centro historico, mas o transporte publico em Nuremberg 'e integrado, barato e eficiente. Foi uma opcao nao visita-los. 
Rio Pegnitz numa paisagem de inverno
Não fomos a essa cidade, portanto, para rememorar o julgamento de um fato tão triste. Fomos por um motivo bem mais leve e bonito - fomos para ver o Mercado de Natal de Nuremberg, um dos maiores e mais antigos do país. Seu registro primeiro é de 1697. Localizado no centro da cidade, no Nürnberg Main Market,  é visitado por 2 milhões de pessoas a cada ano.

Ilustracao de folheto sobre Mercados de Natal em Nuremberg
O Mercado de Natal de Nuremberg, como todos os outros que visitamos na Alemanha, eh festa para todos os sentidos, em ambientes historicos e com muitos participantes. Aromas deliciosos, luzes e cores, sons natalinos e delícias culinárias estao presentes e envolvem as pessoas num clima de real encantamento e de controlada euforia - como convem aos germanicos e europeus em geral.

Mercado de Natal e torres da Igreja de Sao Sebaldo
Em barracas lindamente decoradas, sao oferecidos artesanatos de madeira, de ceramica e de vidro; roupas de la, especialmente luvas,echarpes, toucas e meias de trico; biscoitos natalinos delicadamente desenhados; chocolates e doces diversos; salsichas, batatas e pratos tradicionais da regiao; vinho quente, seja de uva ou de maca. Apresentam-se corais infantis ou de idosos e bandas e bandinhas!E um bom lugar para se conhecer as tradicoes do lugar.

Rio Pegnitz
De Frankfurt a Nuremberg, vai-se , no trem regional, em 2h20min. Como a maioria das estacoes de trem na Europa, a estação  central de Nuremberg - a Nürnberg Hauptbahnhof - tem uma excelente localização : estah em frente a um dos portoes da antiga muralha que cerca o centro historico - e, eh claro, que dah acesso tambem ao Mercado de Natal. 

Avenida principal : acesso ao centro historico
Com 500 mil habitantes, Nuremberg eh a segunda maior cidade da Bavaria - a primeira eh Munique. Eh imprescindivel visita-la para conhecer bem a historia da Alemanha. Com mais de mil anos , um centro medieval muito bem conservado e marcas de  historia recente, a cidade abriga tambem museus, igrejas, cinemas, movimentadas ruas para pedestres ( a Konigstrasse ) ,belas pracas e magnificos predios historicos.


Mercado de Natal e Igreja da Virgem Maria
O rio Pegnitz , que nasce a 80 km do norte da cidade, atravessa o centro historico e desagua no rio Rednitz. Caminhando por suas margens, encontram-se lugares agradaveis e bonitos. Essa passagem do rio pelo centro de Nuremberg possibilita a existencia de belas casas nas suas margens, encantadoras pontes e pequenas ilhas - que imagino serem muito floridas fora deste inverno rigoroso.


Antigas pontes com decoracao natalina
As atracoes principais - exceto 'aquelas relacionadas ao nazismo - estao todas localizadas no centro historico e podem ser visitadas em confortavel caminhada. As igrejas sao como museus abertos, imponentes, magnificas e muito informativas, como a St. Lorenz Church (St. Lorenz Kirche - 1270 ), igreja gótica localizada na Lorenzer Platz, famosa  por seus vitrais. Ha outros grandes museus, como o Museu Nacional Germanico e o Kaiserburg Museu, que estah dentro do Kaiserburg, complexo de castelos e residencia dos imperadores por mais de 500 anos.

Pedro
Apesar da destruicao quase total que sofreu na Segunda Guerra Mundial, a cidade foi totalmente reconstruida e/ou restaurada , conservando-lhe o estilo medieval de sua arquitetura, a partir de projetos originais existentes desde a Idade Media.

Igreja de Sao Lourenco
Como nossa prioridade eram mesmo os Mercados de Natal, nao visitamos alguns museus e lugares que considero bem interessantes de ver, como os abrigos subterraneos ( Kunstbunker ), usados na Idade Media para guardar cerveja e  transformados, por alguns oficiais, poucos antes de iniciar a guerra, em esconderijo para reliquias. Essas reliquias sao mostradas em visitas guiadas diarias, em alemao, ingles e espanhol. Lamento nao te-las visto.
Rio, pontes e passarelas.
Em memória ao período nazista e assumindo a responsabilidade pelo passado, Nuremberg impôs-se a ser a "Cidade da Paz e dos Direitos Humanos" para o futuro. Desde 1995, a cada dois anos, eh entregue o Premio Internacional dos Direitos Humanos a pessoas e organizacoes. Notavel decisao. Por tudo isso, Nuremberg me parece dramatica, comovente e bela.



Torre proxima 'a Porta do Rei
"Cada um tem a sua vaidade, 
e a vaidade de cada um 
é o seu esquecimento de que há outros
com alma igual."

Fernando Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.