quinta-feira, dezembro 26, 2013

Natal/2013

Catedral de Colonia
Nao foram muitos os natais que passei longe de casa - ainda que o conceito de casa me seja um pouco difuso. Mas o tempo passa, a familia se espalha, os interesses mudam...e a vida continua. Decidimos, em 2013, viajar a partir de 15 de dezembro. Meu marido, meu neto e eu  construimos um roteiro que nos pareceu  apropriado para um de fim de ano festivo.

Centro de Colonia
Ronald  sempre fala que festas natalinas nao combinam com sol, biquini e praia. Era tocante sua nostalgia de Natal com neve. Pedro, com seus 14 anos, anseia conhecer este mundo que tanto atrai sua avo. Nosso itinerario tornou-se tematico. Os dez primeiros dias seriam dedicados aos famosos e tradicionais Mercados de Natal da Alemanha. Assim foi.

Estivemos nos mercados de Frankfurt, Nuremberg, Heidelberg e Colonia. Almocamos e jantamos em cada um deles. Procuramos conhecer o que havia de tradicional nessas cidades, tanto na alimentacao, quanto nos costumes  da populacao.  Na noite do dia 23, com muita gente e muitas festividades, encerrou-se a temporada dos Mercados de Natal de 2013 em toda a Alemanha.

Detalhe do mercado de  Natal em Colonia
O dia 24 estava calmo. Nao viamos pessoas na correria , fazendo compras de ultima hora. Alem dos Mercados estarem terminados, a maioria  das lojas estavam fechadas. Via-se mais movimento nas estacoes de trem : muita gente portando belos pacotes. A cidade realmente preparava-se para o Natal. Aproveitando esse dia tranquilo, fomos a Aachen, uma bela cidade que ganhara um post especial aqui no Correndomundo.
Mercado de Natal em Colonia

Retornamos a Colonia quando comecava a noite - 'as 17 horas! Isso mesmo. Comeca a escurecer "as 16h30min. Haviamos tracado Aachen e estavamos bastante cansados. Dormimos antes das 20h. Acordamos com maravilhoso concerto de sinos de igreja. Era meia noite.

Colonia
O Hotel onde estamos hospedados eh proximo 'a Catedral de Colonia. O badalar dos sinos, entretanto, vinham nao so da Catedral, mas tambem de todas as igrejas da cidade. Emocionante. Pensei em minha familia e em meus amigos. Pedi aos ceus que todos tivessem um 2014 com saude, paz e alegria e que valorizassem cada momento de suas preciosas vidas. Pedi mais tolerancia e partilha no mundo.

Pedro, meu neto, em Colonia
Da janela do hotel, podia - se  ver a Catedral toda iluminada e ouvir os sinos festivamente badalarem durante uma meia hora talvez. Nada mais era preciso para que eu tivesse um Natal bonito, mas muito bonito mesmo. Inesquecivel.

Alex, Pedro, Ronald e Gisela, em Colonia.