terça-feira, março 10, 2009

Monte Sinai e Mosteiro de Santa Catarina








































Depois de Luxor , retornei ao Cairo e , de lá, fui , passando pelo Canal de Suez, para o Sinai, região que combina montanha e mar . A cor de terra da montanha do deserto e o azul turquesa do mar formam um conjunto de inesquecível beleza. A Península do Sinai está situada entre a África e a Ásia. Região de muitos conflitos , tem o domínio dos beduínos e outros povos tribais nômades – e é , por isso mesmo, rica de histórias aventurescas e interessantes. 









































É também uma região de profundo significado religioso, sendo local sagrado para judeus, muçulmanos e cristãos. Foi aqui, no Monte Sinai, que, segundo a tradição, Moisés recebeu as Tábuas da Lei, os Dez Mandamentos. Construído , aos pés desse Monte, está o Mosteiro de Santa Catarina, considerado o mais antigo mosteiro cristão do mundo continuamente habitado, sempre por monges ortodoxos gregos – lembrei-me muito de Gisela e Alex, meus queridos amigos gregos. Esse Mosteiro foi fundado em 527. Atualmente, vivem nele cerca de 20 monges, quase todos da Grécia. Diz-se que o Mosteiro de Santa Catarina é  a “ Bíblia ao Vivo”. Tem sido um grande centro de peregrinação religiosa por mais de 15 séculos. Está ali um arbusto ( salsa ardente) que se acredita ser da mesma cepa do arbusto a partir do qual Deus mandou Moisés liderar seu povo na saída do Egito para a Terra Prometida. As Muralhas de Justiniano cercam o complexo do Mosteiro, onde há uma pequena porta por onde passam os visitantes.







































Os jardins e o entorno dele são belíssimos e muito fotogênicos. Daqui, sobe-se ao Monte Sinai ( 3 700 degraus pela Escada da Penitência ) e ao Monte Catarina , o mais alto do Egito, com 2642 m. No topo deste último, podem ser vistos os golfos de Ácaba e Suez e montanhas da África e da Arábia Saudita. Claro que eu não subi! Bem que eu gostaria de voltar ao Egito e Israel, depois que tivesse mais tempo para estudar sobre esses países. Desta vez, meu tempo foi pouco e não consegui fazer a adequada preparação para a viagem. Sempre penso que eu precisaria de mais vidas para realizar tudo o que desejo . Nesta, vai faltar tempo.Com certeza!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.