quinta-feira, junho 07, 2007

India: notícias e fotos from Himalaia






















Da varanda do meu apartamento, tenho boa visao do vale estreito entre montanhas imensas. No centro do vale, vejo o leito do rio Beas, coberto de pedras brancas e , neste periodo, com uma estreita correnteza de agua fria e transparente que vem de montanhas mais altas e que correm no centro do desenho do rio. Estou a dois mil metros de altitude, em Vashich, enxergando, do outro lado do rio, a cidade de Manali, mais exatamente Old Manali, ja que a parte nova fica a alguns km dali. Segundo a lenda, foi em Manali que Noeh ancorou sua arca.























Nao pensava que o Himalaya fosse assim, tao exuberante, fascinante e sedutor. Parece que estou "aconchegada" pelas montanhas imensas que me cercam.Esta segunda foto eu a fiz da varanda do apartamento do hotel Surabhi, onde estou hospedada.Ontem , aas 06h, fomos - Fabricio, Krithika, Raven ,Raiz e eu - para Rohtang La, pouco antes do inicio do Spit Vale. Ali, nos 4000 m de altitude, estah vizinha a fronteira com a China - fronteira que nao pode ser ultrapassada, pois uma imensa e inacessivel montanha faz a divisa entre os dois paises.























Nao posso dizer que foi facil tanto ir quanto voltar Senti a mesma dor de cabeca que havia sentido em grandes altitudes no Peru. Mas valeu!Fomos ate a entrada do Spit Vale, caminho para Ladak, por uma estrada que soh fica aberta dois meses por ano...e ainda assim, com neve dos dois lados.Ladak precisa transportar, por exemplo, todo o oleo de que vai necessitar para os outros dez meses. Isso determina um transito intenso, numa estradinha que parece ter sido projetada para um carro soh. Como resultado, duas horas e meia de carro para percorrer 60 km.
























Vinda de um calor de 45 graus e procurando ter o minimo de bagagem, eu nada tenho de abrigo para o frio. Em razao disso, apareco, na foto com a Raven, " vestida" com um cobertor.
Como sou uma " campesina" por opcao , me encanta fotografar animais, como o touro YAK , que soh vive em montanhas a partir de cinco mil metros. Este , foi trazido para ser fotografado e para carregar criancas nele montadas. E bem mansinho e tem um pelo suave e longo ( Mile, se tu conseguires a montanha, eu consigo os yaks!)





















Tambem as cabras e os cavalos foram fotografados com o mesmo sentimento: saudades de casa.(Eh interessante sentir essa paz indiana, essa paciencia com tudo. Ficamos bastante tempo esperando a passagem dessas cabras... e ninguem se irritou com isso). A valorizacao da vida se percebe na India em todos os momentos, atraves do cuidado e da preservacao de animais e de plantas ( as vezes , uns bichinhos exageram , como esses passarinhos que teimam em participar do cafeh da manha comigo). 
Na India as campanhas contra o uso de material plastico eh intensa. A populacao cuida muito para nao poluir as montanhas e rios. Bares e restaurantes adotam garrafas de vidro reutilizaveis. Tudo eh embrulhado em jornal. Ao supermercados, levam-se cestas ou sacolas de casa ( lembro que, na Slovakia as sacolas de plastico dos supermercados sao vendidas...logo o consumo delas eh menor). 










































Gugu continua em Mc Leod Ganj no curso de meditacao, que termina daqui a 4 dias. Deve chegar aqui no dia 12, aa noite. Eu estou em Vashich com Fabricio e familia. Eles sao amorosos e cuidadosos comigo. Conhecem muita gente local - o que faz tambem com que eu seja muito bem acolhida por todos. Uma verdadeira bencao.Dia 14 proximo, comeco a " descer" . Devo ir a Rishikesh, Haridwar, Mussorie e Dhera Dun e , dia dezoito, chegar a Delhi, de onde pegaremos o aviao para Bangalore. Em Delhi, quero ficar o tempo suficiente de ver a Galeria de Arte Moderna da India.






















Chegando em Bangalore, temos ainda 10 dias para conhecer outros lugares . Eh provavel que a gente viaje para o Sul, onde as monsoes ( periodo de chuvas fortissimas) comecaram na semana passada. Pretendo conhecer Chenai e Madurai. Nossa passagem para chegar a Frankfurt estah marcada para  julho. Gugu voltarah ao Brasil no inicio de agosto. Eu ainda nao tenho data certa de retorno. " Deixa a vida me levar...."

5 comentários:

  1. Anônimo1:46 AM

    TIA ALDEMA....LINDAS FOTOS...INCRÍVEIS!!! Estamos com saudades de vocês...Voltem Logo...Estou indo para São Jerônimo, 67 km de POA, dia 15 por aí assumir a cidade como Defensor Público...Adoro ler o seu blog...Beijossss...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:00 AM

    tah bom que goste de andarilhar....mas que exagero!
    Quando der vontade de conhecer um lugar diferente, exotico, maluco mesmo, VOLTA PRA BAHIA! e pro Brasil!
    Enquanto isso, aproveita. bjs. Oscar
    GUGU tá parecendo um guru indiano neo-hippie... gostei do cabelão.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:06 AM

    Aldema, que a vida te leve a muitos outros cantos e encantos!
    Saudade de ti. bj

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:15 AM

    SAUDADES MAEZINHA , BEIJOS MEUS E DO ´PEDRO

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5:51 PM

    dinda...parece estranho chamar-lhe assim, uma dinda e uma afilhada que muito pouco estreitaram convivência, talvez apenas na infância(minha). Porém nutro um carinho especial por ti, alguém que é especial para todos que privam contigo, é desses todos que te conhecem que estreito meu afeto por ti.nesse blog, posso sempre conhecer um pouco mais de ti e saber dos gostos e agostos e por onde andas. devo em breve "encapar um livro", e me lembro de tuas palavras no meu "esquecido blog": " tu eras tão pequena e hoje és uma mulher".
    todos esses lugares do oriente por onde passas, me vejo em cada um deles...acredito que devem ser muito além do que leio nas literaturas.
    hoje passei para dar um oizinho, e desejar que aproveites o máximo nesses lugares tão iluminados e que consigas absorver toda a espiritualidade e transcender o tempo, o real e o material, pq os belos não estão apenas ao alcance dos olhos,as sim no alcance do espírito.
    um grande beijo, e espero que qdo voltares ao sul possamos, nem que seja por 1 h privarmos...
    um abraço de urso!
    da afilhada,
    Daniela Pereira da Costa de menezes

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.