domingo, dezembro 25, 2022

" A Vida é uma Caixinha de Surpresas" - Pedro, aos 7 anos!

2018

                                                   
"....Passear pelo Centro Histórico de Porto Alegre,  visitar o Santander Cultural e encontrar-me com Visões de Pessoa foi  uma nova inserção  no mundo da vida, nestes difíceis oito  meses de 2018. Daí por que retomo o quase abandonado Correndomundo, agora com 12 anos de existência, agradecendo ao Universo por caminhar, respirar, falar, chorar, pensar, sorrir, agradecer, ler e sentir o que sinto..."     correndomundo.blogspot.com/2018/


                                         
                                                                            Em Praga


Em dezembro de 2021, voltei aos consultórios médicos, de onde a pandemia me afastara desde 2019. Fiz muitos exames relacionados à cirurgia de câncer no pulmâo, feita em 2018. Eu estava tranquila e só esperava boas notícias - mas nâo foi assim! Constataram câncer bilateral de mamas!! O ano de 2022 passou a ser bem difícil, com idas e vindas à Santa Casa de Porto Alegre e ao Hospital Moinhos de Vento - um longo período de cirurgias, radioterapia, hormonioterapia e ... insegurança, ansiedade, medo e dores... 


                         Bósnia Herzegovina - 2018 -  dois meses antes da 1a. cirurgia de câncer.
                                                              Em Mostar - by Isolda


Tenho felizmente paciência, resiliência, senso de realidade e ânsia de viver alguns anos mais. Contei e conto sempre, com gente do bem muito próximas a mim - em especial,Gugu, meu filho, e minha nora, Adriana, alguns parentes e muitos amigos. Fui assistida, o tempo todo, por médicos competentes e acolhedores - o que importa muitíssimo nas horas em que a ausência de projetos e o medo instalam um vazio em nós. 

 
                                                               Juliano ( Gugu ) e Adriana


Prolongada e intensa foi - e ainda é - minha desolação e tristeza ao abandonar planos que me eram valiosos, como a escrita do livro sobre a Família Menini(e) - quase concluído - e duas viagens que eu desejava muito fazer e que nâo mais consegui fazê-las. Transcrevo, logo, o link referente a um dos roteiros pretendidos naquele período e, ao mesmo tempo,  reafirmo minha rejeição às palavras depois, mais tarde, um dia...https://correndomundo.blogspot.com/2022/02/o-homem-planeja-meu-projeto-de-viagem.html


2017- quando câncer já me assombrava na família.


Restam-me, todavia, sementinhas de esperança, que insistem em vir à tona e a me fazer pensar " quem sabe nos próximos anos..." Aos meus parentes paternos - principalmente àqueles que me  incentivaram a escrever, informo que o livro "Menini(e): de Tobias a Almir", está sendo gradativamente,  até diria lentamente, retomado.Mantenho a esperança de publicá-lo. 


                                                 
                                                      2022 - Fabiana, Adriana Wagner e eu


Em especial, muito agradeço aos amigos, familiares, colegas, ex-alunos, vizinhos e tanta gente mais que conheci neste mundão. Agradeço  as comoventes visitas e as sensíveis mensagens recebidas - lembrando-lhes que se colhe o que se planta. Carinhos meus em um abraço doce e leve - bem leve porque as dores físicas ainda se fazem presentes.  




                                          Visita de Airton Amaral - meu amigo de infância.
                                                

PS. Considerem que, hoje, volto ao Correndomundo, no ano em que ele completará seu 17o.aniversário. Retornos  de meus leitores serão estímulos para eu continuar.



                                                          Monotonia e solidão!


"Cada coisa a seu tempo tem seu tempo.
Não florescem no inverno os arvoredos,
Nem pela primavera
Têm branco frio os campos..."

Fernando Pessoa

                                                            Fernando(sobrinho e afilhado) e eu 



Muito recitei esta canção linda de Gil e Caetano, durante a radioterapia.

https://www.google.com/search?q=n%C3%A3o+tenho+medo+da+morte&rlz=1C1FCXM_pt-PTBR980BR980&oq=&aqs=chrome.1.69i59i450l8.101851j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

" Não tenho medo da morteMas sim medo de morrerQual seria a diferençaVocê há de perguntarÉ que a morte já é depoisQue eu deixar de respirarMorrer ainda é aquiNa vida, no Sol, no arAinda pode haver dorOu vontade de mijar
A morte já é depoisJá não haverá ninguémComo eu aqui agora / Pensando sobre o além ..."

11 comentários:

  1. Anônimo7:24 AM

    Muita força pra vc! Deus sempre estará te protegendo!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:10 AM

    Bom retorno, Aldema! Fiquei muito feliz!! 😍😘

    ResponderExcluir
  3. Vc é guerreira, minha amiga, e os guerreiros batalham sempre pra vencer. Tenho nenhuma dúvida! Amei essa volta ao blog. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arlete, minha querida amiga, agradeço muito teu apoio...em todos os momentos. Bjs

      Excluir
  4. Anônimo12:39 PM

    Tia
    Trazendo sempre muita reflexão 🙏

    Fiquei pensando no seu pensamento e veio à mente, Morrer além da partida ou estar morrendo antes, teria algo a ver com estar velho, envelhecer, ser idoso…. Como vc vem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que morte mesmo é qdo se para de respirar - momento tão natural como nascer e viver.

      Excluir
  5. Anônimo5:51 PM

    Estou aqui "devorando" as palavras , feliz pela volta do blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E eu feliz por ter conseguido voltar. Bom domingo!

      Excluir
  6. Anônimo3:10 PM

    Feliz em te ler novamente...

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.