terça-feira, julho 11, 2017

Oslo: o que ver e o que fazer

Detalhes da Fortaleza e Castelo vistos de um barco no Fiordes

Noruega é o país setentrional com maior densidade populacional do mundo. Cerca de 5 milhões de pessoas habitam este lugar que tem 323.802 Km2. Oslo, capital norueguesa, abriga cerca de 600 mil habitantes. É o centro cultural, científico, econômico e governamental país.


Escultura na rua principal de Oslo

É a mais antiga das capitais da Escandinávia. Teve seu início em 1048, a partir de um local de comércio, originado de um mercado muito antigo. Hoje é centro de indústrias marítimas  - e uma das cidades mais caras do mundo. A Noruega, como um todo, lidera a lista dos países com maior Índice de Desenvolvimento Humano ( IDH). 


City Hall, fotografado a partir do fiorde

Oslo é o ponto de partida para explorar a Noruega. Se você chegar de trem, na Estação Central inicia-se a rua principal da cidade: a bonita e movimentada Karl Johans Gate, que termina no Slottsparken, outro dos bonitos parques verdes da capital.


Trecho da Karl Johans Gate

Quando se pensa em Noruega, logo se pensa nos Fiordes, a começar pelo fiorde de Oslo. É realmente um belo passeio, mas a cidade tem muito a oferecer além dos passeios de barco. Grandes atrações podem ser visitadas caminhando,  seguindo  Karl Johans Gate, a começar pelo Parlamento e pelo edifício do City Hall.

Muitas e belas esculturas nas proximidades do City Hall


O Parlamento Norueguês - Stortinget -  é um imponente edifício de tijolos amarelos, construído em 1866, que, aos sábados, oferece visitas guiadas gratuitas. Encantou-me uma área ajardinada, que está na frente do Parlamento e que é muito usada pela população local para banhos de sol - aproveitando o verão, ainda que a temperatura estive menos de 20 graus ao meio dia.


Parlamento (Atortinget )


Perto do City Hall e da saída dos barcos para passeios pelo fiorde, está um prédio público, da Prefeitura, cujo suntuoso salão interno é bem conhecido, pelo fato de que nele,  todo o dia 10 de dezembro, é entregue o Nobel da Paz. Sorte minha que pude ver, nesse prédio, a exposição Genesis, com fotos do brasileiro, mundialmente conhecido,  Sebastião Salgado.



Sebastião Salgado

Depois de visitar a Exposição de Sebastião Salgado, fiz o inesquecível  primeiro passeio pelo Fiorde de Oslo. É um passeio que deslumbra, emociona, encanta pela beleza das águas, pelas casinhas coloridas nas margens e nas montanhas, pelos barquinhos que parecem de papel em múltiplas cores. Há explicações em norueguês e inglês durante todo o trajeto. Do barco, podem ser vistos e identificados prédios importantes da cidade.


Integração: águas e montanhas

Um dos prédios que se vê é o Ópera de Noruega, moderno e arrojado, todo em mármore e vidro, planejado e feito para mostrar seu reflexo na água, tanto de dia quanto de noite. A Prefeitura de Oslo - City Hall - tem um salão fantasticamente decorado, com pinturas que valorizam a História e a Cultura local.


Imagens do passeio de barco

Construído ao redor de 1300, o Forte e Castelo de Akershus pode ser visto durante o passeio de barco, e essa visão pode ser um estímulo para visitá-lo, detalhadamente, durante o dia ou a noite. É um complexo grandioso e requer tempo e disposição para traçá-lo. Eu desisti! Contaram-me que a capela, a sala de banquetes e as passagens subterrâneas são as grandes atrações do local.


Detalhe da Catedral

Seguindo a Karl Johans Gate e suas imediações,  pode-se otimizar o tempo vendo a Catedral, o Teatro Nacional, a Universidade e o Palácio Real. A Catedral, igreja luterana do século XVII, com as reformas que sofreu, ostenta variações entre o estilo gótico e o barroco. São famosas suas pinturas no teto e suas tapeçarias. É uma construção de beleza extraordinária.



Arte na Rua : presença constante

Forte a presença da arte em Oslo, com destaque para o norueguês  Edvard Munch, um dos precursores do Expressionismo. Entre seus quadros mais famosos  está O Grito, q foi roubado em 2004 e encontrado dois anos depois. De O Grito, Munch pintou quatro versões - uma delas foi leiloada em 2012, por 230 milhões de reais. O Museu Munch exibe 20 mil peças desse pintor. Para 2018, está previsto o lançamento de outro Museu do mesmo pintor.


Parque Vigeland

Há muito mais o que ver e há muitos outros passeios a fazer, incluindo Museus, Galerias e Teatros. Sobre o passeio que se tornou meu preferido, o fantástico Parque Vigeland, já publiquei aqui no correndomundo: http://correndomundo.blogspot.com.es/2017/07/parque-vigeland-em-oslo-imperdivel.html



Passeio pelo Fiorde : fundo City Hall

Voltarei a escrever sobre Oslo. Há muito o que contar. Fui depois para Bergen, onde o sol já era quase o da meia noite. E sem querer trollar ninguém, encerro com uma das muitas fotos de Trolls que fiz, já que essas figuras, originárias da mitologia escandinava, estão por toda parte na Noruega.


Troll


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.