Detalhe do panorama de Bergen visto do Monte Floyen |
Quando se vem à Europa, não ir à Noruega, não ver, no mínimo, Oslo e Bergen, é realmente um desperdício, ainda que só de encantamento. Já escrevi sobre Oslo, a capital e maior cidade do País: escrevo agora sobre Bergen, a segunda cidade maior, com uma população ao redor de 270 mil habitantes.
Idem |
Situada na Costa Oeste da Noruega , a cidade de Bergen é outro ponto de partida para visitar os fiordes. A água em abudância confere a ela um encanto admirável. Plantada, assim, num cenário de rara beleza, ela também está cercada - parecendo abrigada ou protegida - por sete montanhas, sendo Ulriken a mais alta, com 643 metros de altura.
Idem |
Essa localização privilegiada pode ser comprovado, mais nitidamente, numa viagem no Floibanen, o bondinho que transporta os passageiros a uma altura de 320 metros e que oferece uma vista panorâmica de toda a cidade - das margens recortadas, das pontes e das casinhas tradicionais - dos arredores e do mar com suas múltiplas embarcações.
Tradicionais casas de madeira no Centro histórico |
Conta-se que essa cidade foi fundada em 1070, por Olav Kyrre, mas contam também que ela já existia em tempos mais antigos. Foi a capital da Noruega até 1299, quando Oslo assumiu essa condição. Pela localização estratégica de seu porto, Bergen, entre 1350-1750, fez parte da Liga Hanseática - grupo de comércio e poder, que dominou o norte da Europa durante a Idade Média.
Bryggen, antigo bairro da Liga Hanseática e do Porto de Bergen |
Em 1979, passou a fazer parte da lista da UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade, especialmente por Bryggen, sua parte antiga , com belíssimos, coloridos e bem conservados edifícios históricos, com casinhas do tempo da Liga Hanseática. Passear pelas imediações do porto e explorar Bryggen já justifica a viagem. A cidade, no entanto, tem muito mais a oferecer....
Mercado do Peixe
Outro lugar bem interessante de visitar, depois escolher um prato, acomodar-se numa mesa e deliciar-se com frutos do mar, é o Mercado do Peixe, localizado em frente ao porto e muito perto das casinhas do Bryggen. Foi realmente aí que experimentei os melhores pratos de camarão, ostras e peixes diversos. Deliciosos!
Pratos à escolha no Mercado do Peixe |
O referido Mercado está sempre com produtos fresquinhos e muitos pratos-sugestões já expostos. A atração mais famosa, entretanto, são os viveiros, onde os clientes escolhem os frutos do mar que desejam comer e que logo são preparados e servidos - novinhs, novinhos!
Fontes e jardins ornamentam os espaços públicos |
A cidade pode - e deve - ser percorrida a pé, atentamente, olhando para os lados, a fim de não perder nada das belezas que ela oferece a moradores e visitantes. Praças, parques, fontes e jardins estão muito presentes, além, é claro, das esculturas e da arquitetura encantadora. Há excelentes Museus, como o Museu da Cidade de Bergen e o Museu de Arte.
Muitas e diversas esculturas no espaço urbano de Bergen |
Bergen é uma cidade muito popular na Europa e bastante elegida por turistas do mundo inteiro, sendo frequentemente visitada por navios de cruzeiro. É, ainda, um centro de cultura, comércio e estudos universitários.
Idem |
A Universidade de Bergen, que foi fundada em 1946, acolhe hoje cerca de 20 mil estudantes ( 1500 estrangeiros) em cursos de graduação e em cursos de pós-graduação - estes últimos ministrados em inglês. Mantém convênios com importantes centro mundiais de pesquisa.
Bryggen |
Quando eu estava em Bergen, pude , mais uma vez, encantar-me com o anoitecer tardio. Não era o famoso sol da meia noite...mas anoitecia bastante tarde. A foto seguinte , eu a fiz às 23h34 min e , no entanto, parecia-me um final de dia simplesmente.
A partir da janela do Hotel.... |
Já estou de volta a Madrid - gostando muito de ter feito a viagem Noruega 2017 . Ainda não escrevi sobre o cruzeiro pelos fiordes. Pretendo fazê-lo mais tarde. Alimento o sonho de retornar ao território norueguês e permanecer algumas semanas. Vi Myrdal - cidade localizada entre Bergen e Oslo, a 867 metros acima do nível do mar - apenas de passagem. Gostaria de ver Flam, Voss, Notodden e Stavanger; Gostaria de ver muitos outros fiordes.
Escultura em Oslo |
Um agradecimento especial à minha família - restrita e ampliada - que me acompanha em longas viagens, transmitindo-me notícias e ânimo para continuar e estar tranquila. Agradeço à minha amiga Isolda Branco, pessoa alegre, inteligente e sensível, que foi minha parceira neste recorrido. Agradeço aos seguidores do correndomundo pelo estímulo de sempre. Que a vida lhes reserve muitas surpresas agradáveis. Flores e Fernando Pessoa para todos.
" Uns com os olhos postos no passado,
Veem o que não veem: outros, fitos
Os mesmos olhos no futuro, veem
O que não pode ver-se.
Por que tão longe ir pôr o que está perto -
A segurança nossa? Este é o dia,
Esta é a hora, este é o momento, isto
É quem somos, e é tudo...."
Fernando Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.