sábado, outubro 29, 2016

Porto Alegre : e a chuva continua...


Porto Alegre em outubro nublado


Ainda que eu precise muito de intervalos, ainda que eu considere a chuva uma bênção da natureza, começo a sentir-me prisioneira deste outubro sem sol. Considero a primavera de Porto Alegre equivalente em beleza ao outono europeu. Como tenho paixão por árvores e flores, essas duas estações, no mesmo mês e em diferentes espaços, deixam-me grata por existir....e  me fazem sentir injusta com o Universo por reclamar da ausência do sol e da água que cai...há vários dias.



Idem

Neste intervalo, reviso meu roteiro de viagem ao Peru, à Colômbia e ao Equador e reviso minha bagagem, que, sendo pequena, precisa ser bem escolhida. Releio anotações e confirmo transporte, hoteis, seguros de viagem e alguns passeios já contratados. Vou ao médico e ao dentista. Começo um check up. Ainda me sobra tempo para ler outros livros , além de livros sobre viagem, e ver filmes - ontem vi 7 Años, uma produção entre Colômbia/Espanha, bem interessante, que está na Netflix. 


Porto Alegre

Minhas expectativas se concentram em alguns lugares, como Zipaquirá,  Villa de Leyva, Otavalo e Mitad del  Mundo. Ia esquecendo : e Fernando Botero por onde eu andar. Viciada em café como sou, quero ainda - e muito -  visitar uma fazenda produtora desse divino grão... e , depois de experimentá-lo bem, trazer ao menos um pacotinho de café colombiano para casa -  é esse o único item de meu projeto de compras desta viagem. 


Porto Alegre

Zipaquirá é uma cidadezinha localizada a cerca de 50 km de Bogotá, cuja grande atração é a Catedral de Sal, que ocupa uma antiga mina, explorada entre 1800 e 1992. Villa de Leyva, também na Colômbia, com 14 mil habitantes e muitas informações históricas, foi fundada em 1572. Otavalo, no Equador,  acredito que seja o mais conhecido e mais antigo mercado indígena da América do Sul. Mitad del Mundo é - dizem! - por onde passa a linha que divide os hemisférios norte e sul : a Linha do Equador. Indispensável uma foto de meu neto nesse lugar - o que ele vai considerar um mico!


Porto Alegre

Os lugares que voltarei a visitar e outros que não os conheço mas que são facilmente encontrados, integram uma lista bem detalhada  do que ver e do que mostrar ao Pedro. Please, gostaria muito de receber sugestões sobre o que fazer nos três países, em especial no Equador, aonde estou indo pela primeira vez. Como será uma viagem bastante rápida ( três semanas somente), darei prioridade às capitais. Postarei  notícias em tempo real.


POA e Guaíba

.....A palavra contém uma idéia e uma emoção. Por isso não há prosa, nem a mais rigidamente científica, que não resume qualquer suco emotivo. Por isso não há exclamação, nem a mais abstratamente emotiva, que não implique, ao menos,o esboço de uma idéia."

Fernando Pessoa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.