terça-feira, outubro 04, 2016

A Renascentista Baeza da Andaluzia

Baeza : Torre da Capela de São João Evangelista

Baesa - junto com Úbeda Patrimônio Mundial desde 2003 - é um dos núcleos renascentistas mais importante da Espanha. Esta distante de Granada 145 km  e de Úbeda, 10 km, distâncias que podem ser percorridas de carro ou de ônibus, através de estradas boas e lindas de ver...com oliveiras por todos os lados.


Baeza : Fonte da Estrela

Um bom início da visita a Baeza é  o Centro Histórico, bonito e  bem conservado, e um forte motivo por que a cidade se tornou Patrimônio da Humanidade na lista da UNESCO. Eu comecei meu roteiro pela Praça do Povo, também conhecida como Praça dos Leões.


Praça dos Leões

A Fonte dos Leões, no centro da Praça do Povo, é atração para quem visita Baeza. Por tradição, diz-se que a figura feminina que preside a fonte, é Himilce, princesa ibérica que se tornou uma das esposas de Anibal, general cartaginês. 


Fonte dos Leões

Na fotografia acima, ao fundo, pode-se ver o Arco de Villalar e a Porta de Jaén nas proximidades da Fonte dos Leões. Esse é um dos mais emblemáticos conjuntos da cidade, Muito próximo daqui, há excelentes restaurantes  e , num imponente prédio histórico,  está a Oficina de Turismo.


Praça de Touros

Embora um pouco longe do Centro Histórico, esta um magnífico edifício que merece ser visitado. Refiro-me à Praça de Touros, construída em 1892, em estilo neomudejar - estilo que se pode ver, por exemplo, na Praça de Touros de Madrid  e na Estação de Trens de Toledo. A Praça de Touros de Baeza  tem capacidade para seis mil pessoas.



Baeza : ao fundo, Catedral

A Catedral renascentista de Baeza está localizada na Praça de Santa Maria, onde também se encontra a Fonte de Santa Maria. Foi sede do bispado de Jaén durante alguns anos, no século XIII . Como muitas outras catedrais e igrejas famosas, ela foi construída no lugar onde havia uma mesquita.


Fonte de Santa Maria

A Fonte de Santa Maria divide a Praça - também de Santa Maria - entre a Catedral e o antigo Seminário de San Felipe Neri, onde hoje está a Universidade Internacional de Andaluzia Antônio Machado, de que tratamos no post anterior.



Antigas ruazinhas da cidade

Há muito o que ver nesta pequena e linda cidade. Para mim, entretanto, ela será sempre a cidade onde um dia se encontraram - e riram e disseram versos e um deles tocou piano e beberam e comemoraram a vida, sem saber quão breve seria - Federico Garcia Lorca e Antônio Machado. Minha dor e minha homenagem na transcrição de um poema de Lorca:



El corazón, 
Que tenía en la escuela 
Donde estuvo pintada 
La cartilla primera, 
¿Está en ti, 
Noche negra? 

(Frío, frío, 
Como el agua 
Del río.) 

El primer beso 
Que supo a beso y fue 
Para mis labios niños 
Como la lluvia fresca, 
¿Está en ti, 
Noche negra? 

(Frío, frío 
Como el agua 
Del río.) 

Mi primer verso. 
La niña de las trenzas 
Que miraba de frente 
¿Está en ti, 
Noche negra? 

(Frío, frío, 
Como el agua 
Del río,) 

Pero mi corazón 
Roído de culebras, 
El que estuvo colgado 
Del árbol de la ciencia, 
¿Está en ti, 
Noche negra? 

(Caliente, caliente, 
Como el agua 
De la fuente.) 

Mi amor errante, 
Castillo sin firmeza, 
De sombras enmohecidas, 
¿Está en ti, 
Noche negra? 

(Caliente, caliente, 
Como el agua 
De la fuente.) 

¡Oh, gran dolor! 
Admites en tu cueva 
Nada más que la sombra. 
¿Es cierto, 
Noche negra? 

(Caliente, caliente, 
Como el agua 
De la fuente.) 

¡Oh, corazón perdido! 
¡Réquiem aeternam!

Federico Garcia Lorca


Para Lorca, flores eternas

PS. Um agradecimento especial a minha amiga Alícia que, com paciência e alegria, mostrou-me Baeza.


Muchas Gracias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.