quinta-feira, junho 30, 2016

Orgulhosamente, apresento-lhes o Centro Niemeyer de Avilés - Asturias.

Centro Niemeyer

Importante foco cultural da região e hoje símbolo da cidade de Avilés, o Centro Niemeyer foi inaugurado em março de 2011. Projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer,  mito da arquitetura universal e criador dos mais importantes edifícios de Brasília,  a ele chega-se, a partir do Centro Histórico, cruzando uma ponte de onde já podem ser vistas contemporâneas e ousadas estruturas.   


Ponte sobre o rio ( a  ria!) Avilés
,
Trata-se de um grande complexo aberto a todas as manifestações artísticas e culturais. Ali  acontecem apresentações de música, dança, teatro, projeções de filmes ( excelente seleção!), e exposições de artistas nacionais e internacionais. Quando lá estive, o Centro era também ponto de partida de uma maratona.

Chegando ao Centro...
Oscar Niemeyer descreveu esse Centro como uma praça aberta a todos o mundo, um lugar para a educação, a cultura e a paz. O projeto foi um presente do famoso arquiteto para Astúrias, evidenciando seu desejo de estabelecer uma conexão cultural entre a Península Ibérica e a América Latina. Na década de 80, Ele recebeu a comenda  Príncipe das Astúrias.


Torre Mirante
O Complexo todo conta com cinco espaços, que oferecem vistas para o rio, o porto e a cidade logo à frente. Na parte de trás, ficam - nada atraentes - instalações industriais. Com um desenho futurista, expressa a transição de cidade industrial decadente para espaço futuro, mais limpo, tecnológico e cultural.


Espaço para exposições com 2 mil m2

Todo o complexo está dividido em cinco partes separadas, mas complementares : a Praça Aberta, onde estão agendadas atividades culturais e recreativas; o auditório, que comporta mais de mil espectadores; a Cúpula, espaço de exposições com cerca de 4 mil m2; a Torre, mirante sobre o estuário e a cidade, com 13 metros de altura, onde funciona um restaurante; o Edifício Polivalente, que, além de abrigar um Centro de Cinema e uma ludoteca, oferece espaços para ensaios , reuniões e conferências.


Restaurante e coqueteleria

Trata-se da única obra de Oscar Niemeyer em toda a Espanha e , considerada, por ele mesmo, o  mais importante de tudo o que fez na Europa. O Centro já promoveu, em Avilés, o Primeiro Fórum Mundial de Centros Culturais, do qual participaram o Barbican Center de Londres, o Lincoln Center de Nova York, o Sydney Ópera House da Austrália, o Centro Pompidou de Paris, a Biblioteca de Alexandria e o Fórum Internacional de Tokyo.


Travessia do rio Avilés
Esse foi um alto investimento de que se espera retorno de diferentes fontes, como o aumento do turismo  e  o bem estar da população local que o frequenta. Custou 40 milhões de euros, pagos pelo Estado Espanhol e pelo Principado de Astúrias. Tem atuante Conselho Assessor Internacional, de que fazem parte o cineasta Woody Allen e o cientista Stephen Hawking.


Local preferido dos Skatistas

Contribui com a divulgação de Avilés, cidade hisórica, bonita e agradável - foi através das notícias do Centro Niemeyer que cheguei até ela. Como brasileira, sensibiliza-me ver o nome de um profissional nosso ter tão honroso reconhecimento. 

         
Esculturas
Esculturas




















"O programa para elaboração do projeto correspondente ao Centro Cultural em Avilés, Principado de Astúrias, previa além do museu e do auditório, um extenso bloco destinado à administração.
E antes mesmo de começar a desenhar, olhando a planta do terreno escolhido, a solução a adotar já aparecia diante de mim como coisa realizada: uma praça ladeada pelo auditório e pelo museu, tendo ao fundo, como a discipliná-los, o extenso bloco da administração.
No auditório, com capacidade para 2.000 pessoas, resolvi adotar uma solução já utilizada no Brasil com o maior sucesso, o palco aberto para a praça, levando ao povo nela reunido espetáculos de dança, música etc.
No museu, o piso intermediário que projetei cobrindo parte do grande salão e criando níveis diferentes vai dar ao interior do edifício um aspecto mais leve e variado, a contrastar com a simplicidade da cúpula projetada.
No prédio da administração, um bloco todo envidraçado sobre pilotis, foram a simplicidade e a flexibilidade interna que procurei atender em primeiro lugar.
E fiquei a imaginar tudo funcionando. Uns no auditório a assistirem ao espetáculo programado, outros a percorrerem as exposições pelo piso intermediário, vendo através dos vazios previstos o grande salão embaixo. E não raro o palco do auditório aberto para a praça e o povo a acompanhar com entusiasmo o espetáculo de música ou de balé, que, do palco iluminado, o auditório lhes oferecia."   *
*1  NIEMEYER, Oscar. Oscar Niemeyer: 1999-2009. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. p.20


Material de Divulgação do Centro

Há trens que partem para Avilés - de hora em hora - tanto de Oviedo quanto de Gijón. A viagem tem duração de 45 minutos. Pode-se ir caminhando - 15 minutos - diretamente da Estação de Trens ao Centro Niemeyer. É interessante também visitar o Centro Histórico de Avilés - bonito e bem cuidado. Mais informações podem ser encontradas em: http://www.spain.info/pt_BR/que-quieres/arte/museos/asturias/centro_niemeyer.html


Rio Avilés e Porto vistos da ponte do Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.