sábado, abril 02, 2016

Em Alegrete - a cidade que escolhi como minha.


Bela União

Em outros textos, em diferentes publicações, já contei que nasci na Bela União, propriedade de meus pais, localizada entre Rosário do Sul e Alegrete. Saí do meio rural - da campanha ou lá de fora, como se diz na região - com pouco mais de 15 anos. Morei somente 4 anos em Rosário e vim morar em Alegrete, onde vivi durante 19 anos e onde nasceram meus três filhos.


Bela União

A informação sobre minha cidade de origem era ambígua. Faltava-me convicção para dizer que eu era de Rosário; faltava-me legitimidade para dizer que eu era de Alegrete. Um dia, entretanto,tive um insight inteligente - raro certamente! - e assumi que eu era do Alegrete por escolha. Anos depois, já em 1994, recebi, o título de Cidadã Alegretense. Ambiguidade resolvida...


Uma das torres da Igreja Matriz de Alegrete

Com o tempo e as circunstâncias, optei por não ter residência fixa. Moro em muitos lugares, ou, melhor dizendo, não moro em lugar nenhum - transito por eles. Aprendi que necessito somente de um endereço para preencher formulários. Posso viver sem arroz, feijão e carne; dormir sem o meu travesseiro; não ter animais de estimação. Em raros momentos, sinto solidão - felizmente sou bem amiga de mim mesma e tenho belas lembranças para evocar.


Alegrete - trabalho do escultor Chapeu Preto

Felizmente também , ao longo dos meus 72 anos, fui  somando pessoas amadas, formando, assim,  a minha família tentacular. Onde quer que eu esteja, posso interagir com elas, ouvir e contar novidades, amenizar a saudade. Nessas horas, faço um pedido de desculpas em nome da Humanidade e uma reza de agradecimento a  Alan Turing, o inventor do sistema que nos permite hoje vencer barreiras de distâncias e , em tempo real, entrarmos em contato com nossos amores.


Prefeitura de Alegrete

Agendo anualmente parte dos meses de março e abril para organizar minha vida - e essa organização só costumo fazê-la em Alegrete, onde estou nestes dias. Na minha cidade, tudo é mais fácil - renovei minha Carteira Nacional de Habilitação, fui a dentistas , fiz exames médicos e laboratoriais, acertei contas e impostos...Tudo aqui se torna bem mais fácil, tanto pela localização próxima, quanto pela ajuda do Mile e do Fernando - meu irmão e de meu sobrinho.


Bela União

Caminho muito pela cidade, Em todos os lugares, encontro amigos, conhecidos... e detalhes da minha história de vida. Observei diferenças altamente positivas na cidade, como o cuidadoso desenvolvimento no outro lado da ponte. A UNIPAMPA parece-me um sonho...Aposentei-me pela Universidade Federal sempre reclamando do pouco investimento em instituições públicas de nível superior. Com a UNIPAMPA, ganha a cidade e ganha o País.


Visitarei meu neto em Atlanta...
Estou hoje na Bela União, lugar em que nasci e onde sou proprietária de 20% da sede antiga e também dos investimentos que fiz na propriedade. Na próxima semana, penso visitar, em Alegrete , alguns amigos. Depois ,  partir...Torres, Porto Alegre, Atlanta, New York, Philadelphia, Princeton ..... e lá vou eu....usar bem o presente que , a cada dia, o presente me dá. 


Na Bela União



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.