sábado, fevereiro 14, 2015

Pessoa, esculturas e jardins.

Rodin - Londres
" Na noite terrível, substância natural de todas as noites,
Na noite de insônia, substância natural de todas as minhas noites,
Relembro, levando em modorra incômoda,
Relembro o que fiz e o que podia ter feito na vida.

Estados Unidos - Oregon
Relembro, e uma angústia
Espalha-se por mim todo como um frio do corpo ou um medo.

Alemanha - Heidelberg

O irreparável do meu passado - esse é que é o cadáver!
Todos os outros cadáveres pode ser que sejam ilusão.
Todos os mortos pode ser que sejam vivos noutra parte. 


França - Paris
Todos os meus próprios momentos passados pode ser que existam algures,
Na ilusão do espaço e do tempo,
Na falsidade do decorrer.


República da Irlanda - Dublin
Mas o que eu não fui, o que eu não fiz, o que nem sequer sonhei;
O que só agora vejo que deveria ter feito,
O que só agora claramente vejo que deveria ter sido -
Isso é que é morto para além de todos os Deuses,
Isso - e é hoje talvez o melhor de mim - é que nem os Deuses fazem viver...


Estados Unidos - Costa da Califórnia

Se em certa altura
Tivesse voltado para a esquerda em vez de para a direita;
Se em certo momento
Tivesse dito sim em vez de não, ou não em vez de sim;
Se em certa conversa
Tivesse tido as frases que só agora, no  meio sono, elaboro -
Se tudo isso tivesse sido assim,
Seria outro hoje, e talvez o universo inteiro
Seria insensivelmente levado a ser outro também.

Itália - Assis
Mas não virei para o lado irreparavelmente perdido,
Não virei nem pensei em virar, e só agora o percebo;
Mas não disse não ou não disse sim, e só agora vejo o que não disse;
Mas as frases que faltou dizer nesse momento surgem-me todas,
Claras, inevitáveis, naturais,
A conversa fechada concludentemente,
A matéria toda resolvida...
Mas só agora o que nunca foi, nem será para trás, me dói.


Bélgica - Bruges
O que falhei deveras não tem esperança nenhuma
Em sistema metafísico nenhum.


Irlanda do Norte - Belfast
Pode ser que para outro mundo eu possa levar o que sonhei,
Mas poderei eu levar para outro mundo o que me esqueci de sonhar?
Esses sim, os sonhos por haver, é que são o cadáver.


Estados Unidos - Portland
Enterro-o no meu coração para sempre,
Para todo o tempo,
Para todos os universos,


Brasil - Recife - Brennand
Nesta noite em que não durmo, e o sossego me cerca
Como uma verdade de que não partilho,
E lá fora o luar, como a esperança que não tenho, é invisível para mim."

Fernando Pessoa

País de Gales - Cardiff

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.