sábado, maio 31, 2014

Salzburgo, a Roma do Norte ( texto sem revisao)

Catedral de Salzburgo
Patrimonio Mundial da UNESCO desde 1996, situada entre Viena e Innsbruck,  facilmente   acessavel por trem - meu meio de transporte preferido - ou por aviao, Salzburgo deve integrar o roteiro de quem visita a magnifica Austria. Seu nome significa Castelo de Sal - Salisburgium em latim - e  originou -se das barcas que transportavam sal atraves do rio Salzach. Tem cerca de 150 mil habitantes, e uma  taxa de desemprego inferior a 5 % - a mais baixa do pais.

Detalhe da Catedral

Os primeiros assentamentos, no local, foram iniciados pelos Celtas, mas foi, em 700, com a construcao da Abadia de Sao Pedro  e do Mosteiro Beneditino que Salzburgo consolidou seu espaco e importancia. Durante mais de  mil anos, como cidade-estado, foi governada por principes-arcebispos. Em 1816, passou a fazer parte do Imperio Habsburgo. Muitas vezes  chamada Roma do Norte por suas  muitas igrejas, exemplos de romanico, gotico, barroco e moderno.

Ha oito anos...nos jardins do palacio Mirabell
Em 2006, visitei Salzburgo  na companhia de  Zeli, minha irma, Ary Nelson, meu cunhado e Juliano, meu filho. Comemorava-se, naquele ano, os 250 anos do mais ilustre filho da cidade, Wolfang Amadeus Mozart, nascido em 27 de janeiro de 1756. A cidade estava bonita, como sempre eh ; os jardins, maravilhosos. Havia muitos turistas na cidade - bem mais do que desta vez - e um clima de festa e comemoracoes.

Fonte da Residencia

Quem lembra as locacoes do filme Novica Rebelde , um classico dos anos 60, protagonizado por Julie Andrews e Christopher Plummer, lembra de Salzburgo, especialmente dos jardins do palacio Mirabell, com suas esculturas, fontes, arvores e flores, muitas flores.Visitei o Mirabell em 2006. Desta vez nao, porque tivemos um bate-e-volta chuvoso. Vi, no entanto, que muitas empresas de turismo estao oferecendo tours para visitar as locações do Novica, enquanto se ouve  a trilha sonora do filme.

Rio Salzach

Para mim, no entanto, estar em Salzburgo ja eh uma festa, ainda que o dia esteja cinzento e  uma chuvinha  atrapalhe alguns passeio, como o que minha amiga Odete e eu gostariamos de fazer, por mais tempo, pelos jardins do palacio Mirabell ou pelo bonito rio Salzach . Dividindo em dois o centro da cidade, o Salzach tem, na sua margem esquerda,  a parte antiga da cidade e , na margem direita, a parte nova, nao tao nova assim.

Lindas ruas para agradaveis passeios
Ha muitas e variadas atracoes na cidade natal de Mozart - do comercio variado aos produtos regionais. A parte antiga eh imponente e muito bem conservada e  pode ser percorrida a pe. Para fazer a imprescindivel visita ao Castelo - Fortaleza de Hohensalzburg - pode-se caminhar uns 15 minutos ou ir no funicular - ou ir no funicular e voltar caminhando.Tanto faz. O importante eh ir. Afinal eh o simbolo maior da cidade.

Hohensalzburg
Do topo da colina, este forte medieval, simbolo da cidade e do estado, parece guardar Salzburgo. Estah ali desde o seculo XI, embora os Aposentos Reais soh tenham sido acrescentados cinco seculos mais tarde. A ultima grande ampliacao foi feita em 1681. O Festung Hohensalzburg  eh uma das fortalezas mais bem conservadas da Europa. Vale uma visita.A vista eh lindissima, e o interior do castelo tambem.

Sphaera
Ao lado da imponente Catedral, na Kapitel-Platz, esta  mais uma das obras do professor e escultor alemao Stephan Balkenhol, a Sphaera. Nao me arrancou nem um arremedo de Ohhhh! Eh uma imensa esfera ( bola) dourada , tendo a figura de um homem sobre ela, com a face voltada para o castelo. Diz-se que ele olha uma mulher, que, no alto da colina, dentro de uma gruta, observa-o tambem. Nao tive sequer a curiosidade de localizar a gruta ou a mulher.

Abadia de Sao Pedro - exterior

O Convento Beneditino eh do ano 696. Ao seu redor, cresceu a cidade. A unica igreja romanica de Salzburgo eh a Abadia de Sao Pedro, fundada em 1130. No seculo XVIII, entretanto,  seu interior foi transformado para o estilo Rococo. Ha muitas reliquias no interior dela, como o orgao principal, que eh de 1620 e que nele tocou Mozart, junto com um amigo de juventude.

Antiga roda d' agua pertencente a Abadia

Mas o que me encantou mesmo, foi o cemiterio da abadia, considerado, com razao, um dos mais bonitos do mundo, alem de ser o mais antigo da Austria.  A arte em ferro encontrada ali comove pela perfeicao e beleza. Estetica da morte na sua plenitude, lembrou-me textos de Fernando Pessoa...
Cemiterio de Sao Pedro
" Considero a vida uma estalagem onde tenho que me demorar ate que chegue a diligencia do abismo. Nao sei onde me levara porque nao sei nada (...) Para todos nos descera a noite e chegara a diligencia. Gozo a brisa que me dao e a alma que me deram para goza-la e nao interrogo mais nem procuro." Fernando Pessoa

Cemiterio de Sao Pedro
" Se o que deixar escrito no livro dos viajantes puder, relido um dia por outros, entrete-los tambem na passagem, serah bem. Se  nao o lerem, nem se entretiverem, serah bem tambem."
Fernando Pessoa
 Monumento a Mozart
A Praca de Mozart, que antes  da colocacao do Monumento a  ele, chamava-se Praca de Sao Miguel, eh um dos locais mais fotografados por turistas e viajantes. A estatua foi fundida em bronze e  sua inauguracao ocorreu em 1842 na presenca dos filhos de Mozart. Segundo a critica, a semelhanca do monumento com o artista nao eh significativa. O nome de Wolfang Amadeus Mozart estah muito presente em toda a cidade - do aeroporto aos bombons de chocolate.

Escultura no Centro Historico
Mesmo que seja necessario ir a esta cidade duas ou tres ou mais vezes, eh imprescindivel visitar: o Jardim e o Palacio de Mirabell, mandado construir por um arcebispo para sua amante como prova de amor; o  Bairro dos Festivais, em tres dos edificios que eram antes casas para guardar os cavalos do arcebispado; a Catedral e a Residencia, que testemunham a forma aristocratica e absoluta com que os principes-arcebispos governaram a regiao por mais de mil anos; alguns museus, jah que sao muitos e variados.

Coat of Peace
Na Kapitel Platz, muito proxima da Catedral, encontra-se esta escultura , que estah entre as minhas preferidas na Europa. Conhecida tambem como A Capa da Consciencia, deve ser uma das obras mais fotografadas obras de Anna Chromy , escultura e pintora nascida no ano de 1940,  em Cesky Krumlov, na Republica Checa. Viveu por um tempo na Austria; trabalha atualmente entre Franca e Italia.

Ignoro o autor. Lamentavel.
Pode-se fazer um belo programa em Salzburg , como  simplesmente andar atento pela cidade; descobrir as esculturas que estao espalhadas pelas ruas; entrar nas cafeterias, algumas bem antigas e com belo mobiliario; olhar o Monte Untersberg que, com seus 1853 metros, eh a maior elevacao proxima da cidade; fazer uma viagem de barco pelo Salzach, que navega entre abril e outubro; comprar ovos pintados ou chocolate Mozart. Tudo isso e mais ainda: pensar em retornar - melhor se for com sol
e sem chuva.

Tradicionais ovos pintados e chocolates excelentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.