segunda-feira, maio 12, 2014

Lazise, sempre linda!

Identificação da chegada
Arrisco-me a sugerir quatro cidades para quem tem pouca disponibilidade de tempo de permanência no Lago di Garda - lugar ideal para permanecer por mais de uma semana. Sei bem como essas escolhas e preferências são subjetivas. Como disse, arrisco-me, indicando, portanto,  minhas favoritas: Sirmione, Malcesine, Garda e Lazise.


Parte da antiga igreja de São Nicolau
Lazise, em razão de sua posição geográfica, entre o Lago e o Vale do Adige  ( aquele rio que passa por Verona ) foi habitada desde tempo remotos - Pré - História.  Por aqui passava a Via do Âmbar, material muito apreciado e disputado, que vinha pelo Mar Báltico para chegar ao  Mar Mediterrâneo. Chamou-se Lacisium na época romana, nome que deriva de lago,lacustre.

Uma das vistas de chegada a Lazise
É um município da região do Vêneto, Província de Verona, localizado no sul do Lago di Garda , próximo a Peschiera del Garda, Bardolino e Sirmione. Com pouco mais de seis mil habitantes, pode ser considerada uma das cidadezinhas maiores do grupo. É toda linda - ordenada, limpa, com muitas flores e encantadoras ruazinhas com casas coloridas e varandas floridas.

Um dos acessos às muralhas
Diz-se que foi o primeiro município italiano livre já que o imperador Oton II , em 983, publicou um documento que dava aos moradores o direito de cobrarem taxas das embarcações que atracavam nessa parte do lago.Para garantir esse direito, a população construiu as muralhas, tão bem preservadas até hoje. Ao final do século IX, foi construído um castelo para defender a população, especialmente dos úngaros.

Igreja São Nicolau
Assim que a gente chega em Lazise, começa a perceber sua beleza e particularidades - e a encantar-se com sua beleza. A Igreja São Nicolau, por exemplo, está na beirinha do Garda, a mostrar toda a imponência de uma construção do século XII, bem recuperada e bem conservada.

Igreja São Nicolau
É bem bonito ver a imagem dessa igreja -  Protetora dos Navegantes - refletida nas águas do Lago. Inesquecível. Foi construída pelos Originari, como são denominadas as primeiras famílias dos que obtiveram permissão para pescar no Lago e que fundaram o município. Vale ficar um tempo a observar, no seu interior,  os afrescos restaurados.

Belas portas em Lazise
Este ancoradouro, após a porta, é usado somente apenas para pequenas embarcações e fica na frente da Igreja São Nicolau. Ele tem acesso direto ao Porto de Lazise.  Seus arredores são muito utilizado para passeios e caminhadas que, seguindo à direita dele, levam a uma bela avenida. Também é espaço de descanso e espera para turistas e viajantes que esperam o barco.

Uma das portas que dá acesso ao Castelo
Construíram-se três entradas na cidade: Porta Nuova ( nome da Estação Principal de Trens em Verona ); Porta São Zeno, a mais antiga, que remonta a Alta Idade Média; e a Porta do Leão, símbolo de Veneza. Todas essas portas, tinham, junto a elas, uma ponte elevadiça, que, movida, possibilitava jogar os inimigos diretamente no fosso. Em todas elas, mosaicos - recuperados já -  que representam os santos da época da construção.
Torre do Castelo
As muralhas, construídas inicialmente em 1077, foram reconstruídas e ampliadas. Após a reconstruírem essas muralhas, os poderosos Della Scala ampliaram também o Castelo - construído entre 1375 e 1381 -  e deram à localidade o formato quadrangular já usados nas cidades.

Acesso ao Castelo
Diz-se que o Castelo dos Della Scala é um dos mais belos exemplos de castelo medieval. Além da  muralha, estava protegido por fossos e por grandes torres. Com a aparição das armas de fogo, tornou-se absoleto. Foi conquistado pelos poderosos Visconti e tornou-se , depois, residência de magistrados durante a República de Veneza.

Detalhes do castelo
Posteriormente, passou a ser propriedade do município, sendo depois vendido a empresas privadas. Por último, foi vendido ao conde Bernini Buri, no século XIX, Que  restaurou  tanto o castelo quanto os jardins. Atualmente continua como propriedade dessa mesma família. É um maravilhoso lugar de beleza e paz em Lazise.
Avenida " Beira Lago" de Lazise
Conheço quase todos os lagos da Itália. Em se tratando de lagos, portanto, sinto-me tranquila para dizer: visite o Lago di Garda. Como escrevi inicialmente,  o difícil é sugerir - e até escolher - quais as cidades visitar quando o tempo é insuficiente : três ou quatro dias por exemplo. Sugeri quatro cidades...mas siga sua intuição.Há outras também encantadoras. " Estamos sempre numa encruzilhada..."

Lazise


"Estamos sempre na encruzilhada.
Cada dia é vários caminhos
Possíveis. Cada hora é mais que uma estrada.
Nós, os sozinhos
De nada,

Lazise

Nem escolhemos, nem queremos:
Vamos...
E, seja a via pelo areal que vemos
Ou na floresta pela qual andamos,
Vamos para onde não sabemos,
E não sabemos onde estamos.


Lazise

E a cada hora, a cada hora,
Há que virar para a direita ou esquerda
Segundo uma çlei que se ignora
Ou um impulso cujo instinto se não herda.

                                          Lazise

Sempre tantos caminhos!
E nós, sem tempo para os escolher,
Apressados, ignaros e sozinhos,
Tomamos o que tem que ser.
 
Lazise

Se é bom, se é mau o por onde ir,
Ninguém o sabe  ou saberá...
Tudo é não saber e seguir:
O resto Deus dará, ou não dará."

Fernando Pessoa

Lazise

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.