Franklin Park |
Posto avançado de fronteira no século 18, Columbus, a capital do estado de Ohio desde 1816, transformou-se em centro cultural, político e econômico da região. Com mais de 600 mil habitantes, bem cuidada e agradável, seria para mim, no entanto, uma cidade como tantas outras neste país, se não fosse o belíssimo Franklin Park Consertatory and Botanical Garden.
Franklin Park : Community Garden |
Estive um dia inteiro neste parque que me surpreendeu e encantou - saliente-se que minha origem rural deve ter contribuído para esse gostar tão intenso. Havia, sim, todas as condições para que eu me encantasse com o lugar. Imaginem, por exemplo, os jardins com flores e especiarias harmonicamente distribuídas, exalando aroma de manjericão, sálvia, alecrim, manjerona, orégano e lavanda...
Franklin Park Conservatory |
Imaginem o colorido das flores da abóbora e dos seus frutos em diferentes estágios de maturação; imaginem melões com diferentes formas e cores, assim como os pimentões, tomates, berinjelas, pepinos e quiabos; imaginem frutas, verduras e legumes plantados em combinação com as mais belas, coloridas e delicadas flores. Combinação de aromas e formas. Perfeição de trabalho.
Plantas e arte em vidro |
Junte tudo isso a outra combinação não menos encantadora : obras de arte em vidro e ferro. Daí por que fiquei tão deslumbrada com o Franklin Park. O parque todo ocupa uma área de 92 hectares. Só o Conservatory ocupa 32 ha. Essa área foi adquirida pela Franklin County Agricultural Society, em 1852, para nela instalar a Feira Estadual de Ohio.
Prédio com a estrutura antiga em vidro e ferro |
Quando a Feira foi transferida, em 1884, para outro local ao norte da cidade,essa área ficou abandonada. Em 1886, o estado a transformou em parque aberto ao público. Em 1895, foi construída uma estrutura de vidro, em estilo vitoriano, que se tornou o Conservatory que tanto me encantou.
Combinação de vidros e plantas |
Esse conservatório contém cerca de 500 espécies de plantas. As coleções incluem, entre outras, Montanhas do Himalaia, Floresta Tropical, Plantas de Desertos, Jardim de Suculentas, Ilhas do Pacífico e Jardim das Águas . Vêem-se, ainda, mostra de orquídeas, coleções de bonsai e plantas tropicais e a interessante Casa das Palmeiras, com mais de 40 espécies.
Almoçamos no restaurante do Conservatory, onde somente alimentos orgânicos são servidos. Deliciosos. Após o almoço, visitamos , no mesmo prédio, uma exposição bem bonita, denominada Explosão das Sementes. Procurei, lá mesmo, bibliografia e informações sobre a administração e o funcionamento de todo o complexo.
Casa (de vidro) das palmeiras |
Vidro,madeira e ervas aromáticas. |
Cactus e suculentas |
Do fundo da alma e sonho
Há um sossego completo
No que vejo e o que suponho.
Explosão das Sementes |
Sem ser na brisa, que é nada
Só na erva mais alta há bem
Um movimento; e agrada
A maneira que ele tem.
Mostra de Orquídeas |
E como se nesta calma
Surgisse um mover qualquer
Só para mostrar à alma
O sossego que ela quer."
Fernando Pessoa
Aldema,
ResponderExcluirEu ficaria uma semana lá se fosse possível, que lugar maravilhoso, estas esculturas enormes,
bjo
Realmente,Edilma, este parque é de comovente beleza e valoriza muito a cidade. Meu próximo post será sobre Cincinnati, a cidade, a meu ver, mais bonita de Ohio.
ResponderExcluirBjs
Onde colocastes uma foto e "Combinação de vidros e plantas" estas flores são em vidro murano?
ResponderExcluirEdilma,
ResponderExcluirOs vidros usados nessas peças são da oficina de vidros do próprio Conservatory, responsável, portanto, pela fabricação de todas as peças expostas.
Eles tb dão cursos e fazem oficinas sobre trabalhos com vidro.
Lindas as peças,não?
Bom fim de semana.
Bjs