|
Arco da Porta Nova |
Fundada pelos celtas, assumida pelos romanos em 250 a.C. - que passaram a chamá-la de Bracara Augusta, denominação dada pelo imperador Augusto - dominada pelos suevos, saqueada pelos visigodos, tomada pelos mouros, a história de Braga é longa e evidencia muitas disputas por ela. Sua localização , na interseção de cinco estradas romanas, contribuiu para sua prosperidade e alimentou a ganância de muitos povos.
|
Torre de Menagem |
Braga é a terceira maior cidade portuguesa - com cerca de 180 mil habitantes - e a cidade mais antiga do país, com mais de dois mil anos de história. É a capital do Minho, famosa pelo seu conjunto arquitetônico barroco, com muitas ruas sem tráfego, o que a torna bastante agradável para passeios. Sua catedral é a mais antiga de Portugal , derivando daí a expressão popular mais velho que a Sé de Braga.
|
Braga: Cidade dos Arcebispos e da Juventude |
Importante centro universitário, lugar, portanto, de muitos jovens, é uma cidade alegre e movimentada, tendo sido eleita Capital Europeia da Juventude, em 2012. Possui uma universidade pública - a Universidade do Minho, bastante reconhecida - e três instituições privadas de ensino superior : o Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte; a Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional de Braga; e a Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão.
|
Exagero de beleza nessa ruazinha.
|
Considero os meses de abril e maio, bem como setembro e outubro , os melhores para visitar a Europa. Tanto as flores da primavera, quanto as cores das folhas no outono, são adicionais de beleza. Braga - e o norte todo de Portugal - acentuam essa minha convicção. Neste ano, era a hora e a vez dos amores-perfeitos amarelos e azuis. Havia uma rua em que dois terços dela exibiam um tapete dessa flor. Lindo, lindo!
|
Salpicão de porco preto?? |
Come-se muito bem em Braga. Os pratos principais são feitos com bacalhau, é claro. A receita, a seguir e do Bacalhau à Moda de Braga. Frite as postas do bacalhau em azeite, coloque no azeite um dente de alho com a casca só esmagado, dá um gosto especial.Corte as batatas e rodelas não muito finas e frite.No azeite onde fritou o bacalhau( se este for pouco acrescente pois
vai servir de molho final), junte a cebola cortada às rodelas e o alho
picado, deixe por 1 minuto, junte a polpa do tomate, o alho picado, a
salsa o louro e um pouco de pimenta e gotas de vinagre (poucas só para
cortar o doce do tomate), deixe refogar.Modo de servir:Numa travessa ponha as postas do bacalhau ao centro e as rodelas das batatas em redor. Regue com o molho de cebola e enfeite com as azeitona pretas e a salsa.
|
Cruzeiro dos campos das Hortas
|
Braga, conforme me contaram, é o segundo foco religioso de Portugal, sendo o Santuário de Fátima o primeiro. É chamada muitas vezes de
Roma Portuguesa ou
Cidade dos Arcebispos por ser o lugar da Europa com maior número de igrejas. A maior parte dessas igrejas são consideradas Patrimônio Nacional. Além das igrejas, destacam-se os Cruzeiros, também considerados monumentos nacionais, que foram todos eles mandados edificar por um arcebispo, no século XVII.
|
Centro histórico |
Os arcebispos, além das funções religiosas, administravam a cidade - e fizeram isso durante 700 anos. Tinham muito poder, já que cobravam impostos e impunham leis. Esse poder todo foi extinto em 1792 por D.Maria I, rainha e mãe de D.João VI. A residência dos arcebispos, um conjunto de três edifícios, teve sua construção iniciada no século XIV , no Largo do Paço, onde está um belo chafariz , erguido em 1723, que ajuda a compor a atmosfera medieval.
|
Largo do Paço |
Braga é destino perfeito para um bate- e - volta por trem, a partir da Estação Ferroviária de São Bento, no Porto, num recorrido de pouco mais de uma hora. Pode-se ir da Estação Central ao Centro Histórico , passando pelo Arco da Porta Nova.
|
Sede do Conselho Municipal, na Praça do Município |
Para quem gosta de Feira, como eu, procure ir no sábado. Caminhe muito, veja as esculturas que estão nas ruas, visite a Praça do Município, observe os detalhes dos edifícios antigos e dos imensos jardins, almoce bacalhau e , se não estiver de dieta, prove os deliciosos doces de Braga. Inesquecíveis!
Belíssimas fotos Aldema, guardarei algumas, gosto de pintura digital e costumo usar fotos como referencias, essas estão excelentes!!
ResponderExcluirAbrçs!!
Na próxima semana, Mathias, escreverei o último post sobre Portugal. Já estou nos Estados Unidos.
ResponderExcluirBj e bom fim de semana.