terça-feira, maio 28, 2013

Istambul/Lisboa

bye,bye, Istambul.
Não exponho lista de cidades preferidas. Fazer isso é como sublinhar passagens em livros: remete-se para elas a atenção do leitor, podendo  interferir, assim,  nas suas escolhas. Não quero, entretanto, deixar de escrever que Istambul , de há muitos anos, está presente na minha lista de cidades especiais. Saio daqui já pensando em voltar.


Sabores e texturas inesquecíveis
Num voo direto pela Turkish Airlines - uma companhia aérea confortável e agradável - viajamos de Istambul a Lisboa. No aeroporto, gastei minha sobra de liras turcas comprando doces e frutas secas - deliciosos! De Lisboa , fomos direto, de trem, para o norte de Portugal, com a finalidade de visitar  Pe. Ramón, meu querido amigo-irmão , e de passar com ele seu aniversário. 

4 comentários:

  1. Querida Aldema

    Visitei, agora há pouco, o Correndomundo. Estás certa, a novela deve ter estimulado só um pouco o turismo brasileiro à Turquia. Talvez mais os passeios de balão pela Capadócia.

    Durante algum tempo, eu acreditei que a Basílica de Santa Sofia, construída no século V, pelo Império Bizantino, para ser a catedral de Constantinopla, teria tido por orago uma santa chamada Sofia. Mas naquela época, não era usual dar nomes de santos às igrejas.

    A basílica foi assim chamada para exaltar a “Sabedoria Divina” ou a “Santa Sabedoria”. Embora tenha existido uma santa cristã chamada Sofia não era a ela que a imponente basílica foi erguida.

    Sofia – Sabedoria Divina – foi uma nobre viúva romana, que batizara suas três filhas com os nomes das virtudes cristãs Fé, Esperança e Caridade. Por volta de 130 d.C., época em que o Imperador Adriano infligia intensas perseguições aos cristãos, suas filhas foram cruelmente martirizadas. Seguindo a política de seu antecessor, Trajano, os cristãos que recusavam o culto ao Imperador eram considerados “estranhos à vida civil” e, quando denunciados, eram condenados.

    Sofia perdeu seus bens e sua liberdade, e morreu em 130, tornando-se uma das santas mais populares na Igreja do Oriente.

    Mas nada a ver com a basílica que se tornou mesquita e hoje é um monumento histórico e turístico, com sua famosa e grandiosa cúpula, o maior ícone da arquitetura bizantina.

    Beijos
    José Antonio Brenner

    ResponderExcluir
  2. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )5:40 PM

    Obrigada, Brenner, meu querido amigo.
    Tuas contribuições são supervaliosas.
    Beijos para ti e para Antonieta,Saudades!

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente adoroooooooo visitar o seu blog!!! Viajo junto, vivo cada trecho e preparo-me para o meu momento de correr o mundo. Obrigada sempre por essa maravilhosa sensação que as belas viagens nos dão e, principalmente, por compartilhar conosco em textos belíssimos!bjsssss
    Arlete Oliveira

    ResponderExcluir
  4. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )5:50 PM

    Querida Arlete,
    ....e eu simplesmente adoroooo sua visita e seus comentários.
    Estou com o Correndomundo atrasado!!! Já estou nos Estados Unidos.
    Estou, neste momento, selecionando as fotos de Guimarães.
    Boa semana.Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.