Esse desenho dos campos, com lugares de estratégica visão e com possibilidade de monitorar o movimento dos rios Mississippi e Missouri , atraiu inicialmente os índios e, posteriormente, comerciantes e missionários franceses. Os índios, é óbvio, vieram bem antes e deixaram as marcas que nos levaram à visita feita ao Cahokia Mounds State Historic and World Heritage Site, a 145 km ao sudoeste de Springfield, onde estão os vestígios do maior assentamento pré - histórico indígena norte-americano, ao norte do México : a Cidade do Sol.
O GPS nos orienta direto para o museu, que, na verdade, não é museu, é um bonito Centro Interpretativo do sítio arqueológico de Cahokia ( foto 1), sítio reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Mapas, desenhos, figuras, reprodução de casas, cerâmicas e documentários em vídeo mostram, além de informações dos primitivos habitantes descobertas no local, as etapas do trabalho realizado , ao longo de vários anos, por dedicados arqueólogos.
O sítio possui mais de uma centena de montículos feitos de terra e madeira que , no conjunto, mostram a organização das pessoas que nele viveram seu apogeu, no período compreendido entre 1050 e 1250.A distribuição deles indicava ,ainda, um calendário solar, que demarcava as estações.O Monks Mound ( foto 3) , que cobre 6 ha e atinge a uma altura de até 30 metros, tem o topo achatado, onde se pode chegar , subindo por escadas, e de onde se tem fabulosa visão panorâmica dos vales próximos e dos arco de St.Louis (MO).
Cahokia Mounds State Historic Site é a afirmação mais abrangente das civilizações pré-colombianas na região do rio Mississippi. É um exemplo de estruturação pré-urbana , uma oportunidade de estudar, através da distribuição dos Mounds, um tipo de organização político-social e econômica , não explícito em fontes escritas.
É interessante observar que a base econômica dessas comunidades era a cultura do milho - muito importante, até hoje, para o estado de Illinois. " O sítio arqueológico de Cahokia, assim chamado por uma subtribo da Illini que ocuparam a área quando os franceses chegaram, serve como um ponto de referência para o estudo das civilizações pré-colombianas na área do Mississippi de aproximadamente 900 a 1600....
...Dentro da vasta zona de planícies e planaltos a ocupação da terra e do desenvolvimento da população sofreu uma evolução original durante a última fase da pré-história, uma vez caracterizada por avanços agrícolas e por um sistema social que favoreceu a concentração urbana....
......Antropólogos estimam uma população sedentária de uma média de 10 mil habitantes, cuja organização social e profissional, estilo de vida e ritos funerários foram trazidos à luz por uma série de escavações". Embora muitas informações tenham sido obtidas, permanece, como mistério, o motivo que levou ao desaparecimento dessa população.
No Centro Interpretativo, vídeos são constantemente exibidos. Tours são organizados para escolas e para grupos de visitantes. Há um espaço para venda de artesanato indígena e jóias com inspiração na cultura nativa, variedade de souvenirs e livros, em 13 línguas, incluindo Braille. Cahokia Mounds está localizado em Collinsville, Illinois, nas estradas Interstates 55/70 e 255, há quinze minutos do lado leste de St. Louis, Missouri. Informações podem ser obtidas em www.cahokiamounds.com
Aldema, estou adorando conhecer essa região do Estados Unidos através de tuas descrições, sempre muito apropriadas, e das belas fotos. Grande beijo.
ResponderExcluirLuci.
Eu nuca tinha ouvido falar em Cahokia. Maravilhosa descrição histórica. Lendo Correndomundo se aprende...
ResponderExcluirBrenner,meu querido amigo
ResponderExcluirÉ uma visita muito interessante.Precisa-se de um dia inteiro - ou mais. Fui até lá porque Ronald conhecia bem esse lugar. Eu muito pouco sabia sobre ele.
Beijos
Obrigada, Luci.
ResponderExcluirO projeto para o próximo ano está bem interessante. Agora é escrever sobre o Brasil por um tempo.
Beijos e boa semana
Deminha, tudo muito, muito fantástico, iguais a ti, que és uma pessoa sem explicação, simplesmente encantadora pela inteligência e modo de ver o mundo com suas "gentes".
ResponderExcluirAcabei de me exibir aqui, te apresentando para uma colega nova.
Beijos mil, ótimo retorno.
Te amo
Ana Beatris
Obrigada,Aninha. Difícil encontrar uma amiga e companheira de trabalho como tu.Saudades.Beijos para toda a família.
ResponderExcluir