segunda-feira, setembro 17, 2012

Cahokia : A Cidade do Sol



Minha imagem de Illinois estava presa à imagem dos campos planos e das grandes lavouras de milho e soja, que , diariamente, vejo nas proximidades de Paxton. Viajar para o Sul desse estado - depois de parar no outlet de Tascola para comprinhas dos indispensáveis supérfluos - fez-me descobrir , ao longo do rio Mississippi, campos diferentes, com florestas e colinas, que propiciaram nuances históricas também  diferentes daquelas com as quais eu mais convivo.


                                                                         


Esse desenho dos campos, com lugares de estratégica visão e com possibilidade de monitorar o movimento dos rios Mississippi e Missouri ,  atraiu inicialmente os índios e, posteriormente, comerciantes e missionários franceses. Os índios, é óbvio, vieram bem antes e deixaram as marcas que nos levaram à visita feita ao Cahokia Mounds State Historic and World Heritage Site, a 145 km ao sudoeste de Springfield, onde estão os vestígios do maior assentamento pré - histórico indígena norte-americano, ao norte do México : a Cidade do Sol.























O GPS nos orienta direto para o museu, que, na verdade, não é museu, é um bonito Centro Interpretativo do sítio arqueológico de Cahokia ( foto 1), sítio reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Mapas, desenhos, figuras, reprodução de casas, cerâmicas e documentários em vídeo mostram, além de informações dos primitivos habitantes  descobertas no local, as etapas do  trabalho  realizado , ao longo de vários anos, por dedicados arqueólogos.



 



















O sítio possui mais de uma centena de montículos feitos de terra e madeira que , no conjunto, mostram a organização das pessoas que nele viveram seu apogeu, no período compreendido entre 1050 e 1250.A distribuição deles indicava ,ainda, um calendário solar, que demarcava as estações.O Monks Mound ( foto 3) , que cobre 6 ha e atinge a uma altura de até 30 metros, tem o topo achatado, onde se pode chegar , subindo por escadas, e de onde se tem fabulosa visão panorâmica dos vales próximos e dos arco de St.Louis (MO).























Cahokia Mounds State Historic Site é a afirmação mais abrangente das civilizações pré-colombianas na região do rio  Mississippi. É um exemplo de estruturação pré-urbana ,  uma oportunidade de estudar, através da distribuição dos Mounds, um tipo de organização político-social e econômica , não explícito em fontes escritas.






















É interessante observar que a base econômica dessas comunidades era a cultura do milho - muito importante, até hoje, para o estado de Illinois. " O sítio arqueológico de Cahokia, assim chamado por uma subtribo da Illini que ocuparam a área quando os franceses chegaram, serve como um ponto de referência para o estudo das civilizações pré-colombianas na área do Mississippi de aproximadamente 900 a 1600....























...Dentro da vasta zona de planícies e planaltos a ocupação da terra e do desenvolvimento da população sofreu uma evolução original durante a última fase da pré-história, uma vez caracterizada por avanços agrícolas e por um sistema social que favoreceu a concentração urbana....


 


















......Antropólogos estimam uma população sedentária de uma média de 10 mil habitantes, cuja organização social e profissional, estilo de vida e ritos funerários foram trazidos à luz por uma série de escavações". Embora muitas informações tenham sido obtidas, permanece, como mistério, o motivo que levou ao desaparecimento dessa população.






















No Centro Interpretativo, vídeos são constantemente exibidos. Tours são organizados para escolas e para grupos de visitantes. Há um espaço para venda de artesanato indígena e jóias com inspiração na cultura nativa,  variedade de souvenirs e  livros, em 13 línguas, incluindo Braille. Cahokia Mounds está localizado em Collinsville, Illinois, nas estradas Interstates 55/70 e 255, há quinze minutos do lado leste de St. Louis, Missouri. Informações podem ser obtidas em www.cahokiamounds.com

6 comentários:

  1. Aldema, estou adorando conhecer essa região do Estados Unidos através de tuas descrições, sempre muito apropriadas, e das belas fotos. Grande beijo.
    Luci.

    ResponderExcluir
  2. Brenner11:13 AM

    Eu nuca tinha ouvido falar em Cahokia. Maravilhosa descrição histórica. Lendo Correndomundo se aprende...

    ResponderExcluir
  3. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )1:31 PM

    Brenner,meu querido amigo

    É uma visita muito interessante.Precisa-se de um dia inteiro - ou mais. Fui até lá porque Ronald conhecia bem esse lugar. Eu muito pouco sabia sobre ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )1:34 PM

    Obrigada, Luci.
    O projeto para o próximo ano está bem interessante. Agora é escrever sobre o Brasil por um tempo.
    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1:38 PM

    Deminha, tudo muito, muito fantástico, iguais a ti, que és uma pessoa sem explicação, simplesmente encantadora pela inteligência e modo de ver o mundo com suas "gentes".
    Acabei de me exibir aqui, te apresentando para uma colega nova.
    Beijos mil, ótimo retorno.
    Te amo
    Ana Beatris

    ResponderExcluir
  6. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )1:41 PM

    Obrigada,Aninha. Difícil encontrar uma amiga e companheira de trabalho como tu.Saudades.Beijos para toda a família.

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.