Foto cedida por Cassiano Sherner, meu querido amigo |
Durante os 7 anos em que morei na Bahia, aprendi , realmente, o que é carnaval. Impossível não sentir essa grande festa , cuja preparação - talvez vivência fosse a palavra mais próxima - inicia ainda em dezembro,com a Festa da Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Foram muitas as pessoas, de muitos países,de muitos estados e de diferentes cidades que comemoraram conosco essa imensa festa popular. Era também um ponto de encontro com nossos amigos baianos. Carnaval nunca havia sido importante na minha vida e nunca mais voltou a ser depois que saí de Salvador, mas, enquanto morei lá, aproveitei-o bem.
Aqui em Torres, hoje, li no blog Rastros de Inquietude , de Bruna, querida ex-aluna baiana , baiana muito baiana:
" Vamos, venha comigo fantasiar os dias. Vamos, venha comigo fantasiar a doçura das nossas palavras. Vamos, venha comigo vestir de fantasias todos os nossos medos. Vamos, venha comigo saborear a fantasia da vida, a fantasia dos encontros e viver os sabores das novas fantasias. Vamos, venha, já é Carnaval..."
Lembrei-me, então, que era mesmo carnaval. Não sou nostálgica por natureza, tenho poucos vínculos com o passado; senti, porém, nesse momento, muita saudade - saudade aqui definida como alegria de ter tido, tristeza de não mais ter. Procurei, então, e encontrei a cópia de um e-mail enviado da Bahia para familiares e amigos:
Ronald, Claudio Zoppi e Yago na Guarita |
"São 04h30min da última noite do Carnaval da Bahia/2005. Neste momento, está Daniela Mercury e seu Trio Elétrico passando aqui na frente do Hotel onde eu moro.O Trio de Daniela tem uma características interessantes: não vende "abadá" (camiseta que dá direito a acompanhar o Trio), não tem "cordeiros" (pessoas que, uma ao lado da outra, segurando uma corda, protegem àqueles que acompanham o Trio) e congrega a "pipoca" , pessoas que se divertem no carnaval sem abadá e sem a proteção dos "cordeiros ".Apesar de estar chovendo, penso que mais de 20 000 pessoas estam fazendo a festa aqui. Ainda espero Timbalada e Margarete Menezes, meus preferidos, para depois ir dormir....e nem adiantava mesmo querer dormir com esse barulho todo!"
Gosto de Torres. Sinto-me bem na minha casa, com pessoas que eu amo, com a paisagem linda que vejo. Agradeço, entretanto, à vida que me deu o privilégio de viver em tantos lugares bonitos e de poder lembrar, como agora, eventos maravilhosos, com suas formas, sons, cores, movimentos e sabores. Ter saudade também é um privilégio, pois só sentimos saudades das coisas boas por que passamos.
Linda a foto do pessoal! E sim, carnaval na Bahia é algo antropológico. Tem que experimentar ao menos uma vez para saber do que se trata!
ResponderExcluirQue lindo Aldema. Que honra ver minhas palavrinhas por aqui! Beijo grande!
ResponderExcluirBruna e Rosana,
ResponderExcluiralegria saber de vcs durante o carnaval, que me lembra tanto a Bahia de Todos os Santos e de todos nós.Beijos
Como você, tive o meu tempo de Carnaval da Bahia , primeiro na cidade onde nasci Amargosa , no meu tempo de criança e juventude , até mesmo ´já morando em Salvador , desfrutei aquele carnaval de Clube e o melhor daquela região , tive medo de mascarados , mas depois também me mascarei , dando susto em pessoas e me divertindo muito . Depois o carnaval de Salvador , ainda de Clube , baile infantil e noturno , a primeira vez das duas primeiras filhas no carnaval da noite . Salvador conquistou , aos pouquinhos, este baile de rua , que ainda paticipei de um "camarote" , play do edifício em que mora uma das minhas cunhada , bem em frente ao Clube Espanhol , hoje inexistente . Mas , também aos poucos ,comecei a me desinteressar deste carnaval . Hoje fico em casa , moro em Stella Maris , assisto filmes , leio , saio por aqui para almoçar com a turma e fico sabendo das coisas do carnaval . Das coisas boas que vivenciei tenho lembranças saudosas , as músicas que aprendi ainda canto para os netos , as de agora não mais aprendo . Percebemos que a vida passa identificando a diferença dos momentos que desfrutamos . Um abraço . Auxiliadora .
ResponderExcluir