domingo, maio 22, 2011

Ottawa, a pequena e bonita capital do Canadá



Galeria Nacional de Artes




















Assim como nos Estados Unidos e ao contrário do que ocorre no Brasil, a capital do país não é, necessariamente, uma grande cidade. Ottawa, capital do Canadá, tem um milhão de habitantes,diferente dos quase cinco milhões de habitantes de Toronto ou dos quatro milhões de Montreal. Dizem que foi escolhida capital , pela Rainha Vitória, para não melindrar a inglesa Toronto ou a francesa Montreal.


Tulipas : lindas cores




















Fundada em 1826 e nomeada capital  em 1855, Ottawa é uma graça de cidade , que se espalha pelas margens dos rios Ottawa e Rudeau. Possui lindos prédios históricos, como o gótico parlamento, todo de pedra escura, com teto de cobre esverdeado. Assim é o Parlamento e assim também são os demais prédios que servem ao governo nacional. Um prédio muito especial, de granito e vidro, com arquitetura moderna, é o da Galeria Nacional de Artes, com mais de vinte e cinco mil obras, onde passei muitas horas a ver especialmente o que foi produzido pelo Grupo dos Sete.























Por feliz coincidência, estava-se realizando o Canadian Tulip Festival, que põe na cidade flores em profusão, esteticamente distribuídas. Esse Festival se realiza há cinquenta e nove anos. No parque principal, com entrada gratuita , encontram-se trezentas mil plantas de cinquenta variedades. São mais de um milhão de tulipas em Ottawa e seu entorno. A tulipa é símbolo de amizade entre Holanda e Canadá já que as primeiras foram um presente holandês como forma de agradecimento à atuação do Canadá na Segunda Guerra. Conservou -se , para os canadenses, como símbolo da amizade, sendo muito usada como presente entre pessoas.






















Fantástico o Byward Market, um mercado antigo, com muitos outros mercados hoje a ele conectados.Ali, encontra-se de tudo: flores, frutas, carnes , queijos e se pode usufruir de restaurantes, cafeterias, bistrôs e lojinhas de todo o  tipo. Lembro-me de uma história  de um senhor que visitara o Canadá , em tempos em que isso nao era comum. Quando  retornou,  foi entrevistado pela rádio de sua cidade e , ao responder a ( terrível) pergunta:  O que mais o impressionou lá? disse prontamente : O uniforme da Polícia Montada! Entendi essa resposta, que sempre foi contada como exemplo de rusticidade, quando assisti, em Ottawa, na sede da Polícia Montada, a exercícios de treinamento de cavalos. Belíssimo tudo:  as roupas, os homens e as mulheres, os animais e os movimentos.






















Os parques do Canadá são de uma beleza e de uma grandeza impressionante. Em Ottawa, encantaram-me também. Ottawa não tem beleza fácil. No primeirto momento, fiquei um pouco decepcionada, ainda mais que eu estava chegando de Montreal. Aos poucos, porém, fui gostando da cidade. Fiquei três dias. Saí de lá completamente apaixonada. É uma bela capital.


Amo viajar de trem...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.