quarta-feira, maio 18, 2011

Canadá: Anotações de Viagem

Moda Primavera - Verão




















*  Neste momento, Canadá está mais caro que Estados Unidos – 10% na moeda faz diferença na hora de pagar.

* A influência europeia , nas roupas e sapatos , é bem visível. Comprei uma calça – bem interessante – para substituir outra com mais de dez anos e péssimo estado de conservação, que será abandonada aqui com meus agradecimentos pelo longo tempo de serventia.

* Ronald, ao selecionar as roupas para lavar, selecionou, por engano, meu lindo casaco , comprado em Montevideo no ano passado e usado agora, pela primeira vez. O forro ficou do mesmo tamanho, mas a lã diminuiu uns cinco números. Lembrei-me de uma vez que Luisinho Behares pôs na máquina de lavar um suéter lindo dele – que saiu servindo para uma criança de quatro anos.

* Estranhei o funcionamento dos trens no Canadá, bem diferentes da Europa.. As malas são despachadas e retiradas no final da viagem e a orientação aos passageiros é bem próxima e pessoal.


Ele e eu em Winnipeg




















* Faz-me falta trens de alta velocidade aqui, se bem que plenamente compensada pela possibilidade de ver melhor a paisagem, que é belíssima,  e de vê-la através de amplas janelas.

* De vez em quando, no meio do nada e de lugar nenhum, o trem pára e avisam os passageiros que podem descer por 10 ou por 15 minutos. Muitos descem. Olho pela janela e estão todos fumando. Considere-se que esta é uma viagem bastante longa.Estamos atravessando o Canadá, de leste a Oeste - mais de cinco mil Km.

* Amei de paixão os cafés das cidades canadenses. São muitos, bonitos, coloridos, elegantes, variados. E são cafeterias mesmo, não lancherias. Diferentes pães, bolinhos e tortas podem acompanhar cafés e chás de muitos países. São cafés daqueles que a gente ocupa uma mesa, senta e bebe-os sem pressa – perfeitos para longas conversas.


Fila para o cinema, em Montreal.



















* Os canadenses são gentis e atenciosos. Lembram pessoas de meio rural. Trazem-me muita saudade da gente de minha infância.

*  Em Montreal, vi, num domingo, no Quartier Latin, fila para o cinema.

* Raramente encontro pessoas gordas aqui. Já estou querendo voltar para os US para ser uma quase magra lá.

* Minhas anotações e textos não seguem ordem cronológica. Ando preguiçosa e pouco organizada.

Um comentário:

  1. aldema, aldema! que doce delícia viajar 'contigo' pelo mundo. estas tuas anotações estão fabulosas. levam a gente longe mesmo. obrigada, dulcíssima. bjs e que tudo continue maravilhoso na viagem.

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.