terça-feira, abril 26, 2011

Denver, a simpática capital do Colorado

Museu de Arte

Ao contrário de outros Estados Americanos, em que a cidade maior não é a capital, Denver é a capital do Colorado e a sua  maior cidade. Fundada em 1858, como base de suprimentos para mineiros, passou a capital em 1876 e , atualmente, é famosa por localizar-se ao pé das Montanhas Rochosas, por seus museus, galerias de arte e prédios públicos. 






Denver Art Museum tem uma coleção bem significativa, distribuída no seu moderno edifício de sete andares. Interessaram-me, principalmente, duas coleções: uma sobre o Velho Oeste, que contempla arte indígena prioritariamente,  e outra sobre o Oeste atual, com arte contemporânea. 
 
À frente de prédio público

Também é interessante o Civic Center Park onde está o Colorado State Capitol, com sua imensa cúpula dourada, onde funciona hoje a assembleia legislativa e a sede do  governo estadual. No mesmo parque, estão o Museu de História do Colorado e o Denver Mint, uma das quatro casas da moeda dos Estados Unidos e onde se prensa mais de dez bilhões de moedas por ano.Não tive vontade de visitar a Molly Brown House, a mansão restaurada e transformada em museu, que pertenceu àquela senhora que sobreviveu ao Titanic. Ela foi imortalizada no filme que tanto sucesso fez entre nós. Caminhei longamente pela cidade, incluindo uma  caminhada pela 16a. Avenue, uma simpática rua de pedestres e de comércio, com muitos bares e restaurantes.


Ronald Mckinney

Caminhei muito mesmo. Como havíamos locado carro, visitamos também alguns bairros mais distantes. Só retornarei, entretanto,  a Denver se for para visitar as cidades próximas e ver, outra vez, as Montanhas Rochosas e as Estações de Esqui. Denver, por si só, está vista!







2 comentários:

  1. Muito legal Aldema. Tudo de bom.
    Caio

    ResponderExcluir
  2. Rosana12:28 PM

    Gente...o que é a proporção?! rsrsrs pra gente se sentir mesmo minúscula!

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.