segunda-feira, dezembro 13, 2010

Sbeitla

 





















Perto da moderna cidade de Sbleitla, encontram-se as ruínas da cidade romana Sufetula,  que teve grande prestígio, sendo, no seu início , uma cidade independente e tornando-se, depois, colônia romana. Seu início foi nos ultimos anos do século I. O grande interesse dos romanos por ela tinha a ver com a excelente localização para o cultivo de oliveiras. Foi construída com pedras de coloração dourada - que ficam brilhantes ao sol! Depois dos romanos , vieram os bizantinos e, no século VII,  foi tomada pelos árabes.






















Em poucas ruínas de cidades antigas, eu caminhei,conseguindo imaginar como os habitantes da cidade passeavam, por onde iam aos templos,  às salas de ginástica, aos banhos públicos ou termas, - divididas para vários grupos; como eles chegavam ao fórum, passando pela Porta de Antônio - construção iniciada por Adriano - como passavam pelo Arco do Triunfo; como iam   ao anfiteatro , ao mercado e, mais tarde, às igrejas e ao batistério. O conjunto está bem conservado e é de uma beleza impressionante.





















Pela primeira vez, vi , ao mesmo tempo, três templos - Juno, Jupiter e Minerva - num grande espaço, independentes um do outro, embora conectados entre si. Dos séculos IV e V , estão as ruínas da Basílica de São Vito, da Basílica Bellator e da Igrejas de São Servo, esta construída sobre um templo pagão. O Batistério deixa ver ,ainda, os belos mosaicos de que estava totalmente revestido. O anfiteatro foi restaurado e hoje abriga apresentaçoes musicais, já que possui excelente acústica. A cidade de Sbeitla vive, em grande parte, dos viajantes e turistas que visitam as fantásticas ruínas romano-bizantinas de Sufetula - cujo destino é ser grandiosa em todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.