Penúltimo mês do ano. Hora de projetar 2010. Os três primeiros meses não implicam muito tempo de estudo : espaços já conhecidos.
Para os meses seguintes, o projeto de uma visita demorada à China ocupa meu tempo maior de preparação e estudo. Começo sempre pela Geografia Física . Sinto a necessidade de situar-me no espaço. Ron, que esteve lá em 2009, ajuda-me, agregando muitas informações. Aos poucos, situo-me também no tempo, através de elementos da História. Faz-me falta um quadro de referências para ver melhor. A partir daí, a cultura e a arte tornam-se meus focos principais.
Prometo a vocês, Pedro e Massimo, que escreverei muito sobre esse país, que já me parece fantástico.
"Antes de nós nos mesmos arvoredos
Passou o vento, quando havia vento,
E as folhas não falavam
De outro modo do que hoje.
Passamos e agitamo-nos debalde.
Não fazemos mais ruído no que existe
Do que as folhas das árvores
Ou os passos do vento."
Passou o vento, quando havia vento,
E as folhas não falavam
De outro modo do que hoje.
Passamos e agitamo-nos debalde.
Não fazemos mais ruído no que existe
Do que as folhas das árvores
Ou os passos do vento."
Fernando Pessoa
Fabinho (sobrinho) está na China, numa cidade próxima a Pequim, desde maio, fazendo "ponte aérea". Trabalha numa empresa norte-americana na área de mecatrônica. Primeiro foi o choque cultural e a pauta alimentar. Agora, cansou de atravessar o mundo a trabalho, mas continua lá.Bj hehe
ResponderExcluirJim, filho do Ron,ensina inglês na China já faz alguns anos. Gosta de lá. Se tiveres algum material sobre essa região, please, passa para mim.Beijos
ResponderExcluirVou ver. Há um livro - As boas mulheres da China- escrito por uma jornalista/radialista que hoje vive na Inglaterra, e chama-se Xinran. Conheces? Entre 1989 e 1997ela entrevistou mulheres de diferentes idades e condições sociais, a fim de compreender a condição feminina na China moderna. "Palavras na brisa noturna" era o nome(coisa mais poética)do programa. Comprei no aeroporto e li durante toda a viagem.E chorei tb.
ResponderExcluirFabinho diz que a realidade lá continua tal qual ela descreve.bj
vo, quero muitos cartoes postais da china, pedro
ResponderExcluir