quinta-feira, junho 04, 2009

Que assim seja!



Um dia, quando eu era muito jovem, acreditei na instituição casamento. União estável . Senso de família. Presença amorosa. Projetos comuns. Partilha cotidiana. Ética nas relações. Generosidade e gentileza nos sentimentos.

Um dia , já faz muito tempo, eu deixei de acreditar na instituição casamento. Perda sucessiva de referenciais de lealdade e afeto. Sensação de morte. Ruptura sofrida. Revolta dolorida. Vazio. Solidão aceita.

Superadas as duas fases, assumi minha solteirice. Liberdade total. Autonomia total. Solidão idem - autonomia e solidão se aproximam sempre. Maturidade bem amadurecida. Relacionamentos , ainda que efêmeros, fantásticos por si mesmos ou pela aprendizagem aportada. Embora sendo um riquíssimo período de vida, desejei modificar esse percurso. Não queria mais estar sozinha no café da manhã ou nas manhãs da vida. Milan Kundera escreveu algo semelhante a mais importante do que dormir junto é acordar junto. Eu desejava afeto e companheirismo.

Um dia, portanto, voltei a acreditar na instituição casamento - para toda a vida, considerando que esta minha vida já não será longa, ainda que eu supere as estatísticas oficiais. Desta vez, especial atenção à gentileza dos sentimentos e à fidelidade dos atos e das palavras. Projetos de -simplesmente - viver bem. Resgate do desejo de uma vida compartilhada com ânimo e encantamento. Tudo pronto. Estou feliz.
”Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, e sonhar sempre, pois sendo mais do que um espetáculo de mim mesmo, eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.” Fernando Pessoa

7 comentários:

  1. Minha amada amiga,
    um céu sempre blue e mantos estrelados ao entardecer.
    Mais que felicidade: feliz-idade sempre.

    Parabéns. Obrigada pelo comunicado. Tudo aquilo que todos sabemos você merecer: amor, amor, amor, travesseiro de orelha, olhar cúmplice, carinhoso, amoroso, partilha. Sorrisos.
    E.... :-)
    Beijo grande.
    Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Rosana4:16 PM

    Adorei o Aldema Menine Mac Kinney!!! rsrs bj

    ResponderExcluir
  3. Que bom Mamma,
    que bom o texto,
    que boas tuas reflexoes,
    que boas tuas decisoes.

    Gosto de aprender contigo...
    acho o projeto de ser feliz realmente o unico que devemos seguir...

    acreditar nas tuas decisoes
    compartilhar a vida com alguem que
    tenha a mesma opcoes... eh uma super filosofia.

    Que voces sejam muito felizes...

    ResponderExcluir
  4. Cara Aldema

    Sono molto contenta con la notizia!!
    Auguro molta felicità!!!
    Una belissima coppia!!
    Tanti Saluti...
    Bacione
    Ana e Marco

    ResponderExcluir
  5. Olha só Aldema: entendi tudo. Direitinho. Ou tortinho. Mas tá faltando tanta coisa pra eu saber ... mas tanta ... tanta ... que nem importa mais. Importa teu sorriso ancorado. Dê beijos por mim no Ró [com acento agudo caprichando no baianês] e um enorme... não, não ... e um puta abraço pra você!
    Te adoro!

    ResponderExcluir
  6. sou sempre a última a saber.
    só de braba vou tomar uma champanhota (hahahaha) pra comemorar.

    a vida é bela, né?

    te adoro.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5:39 AM

    sabes, além da generosidade de compartires 'teus adentros' nesses deliciosos textos, me encanta e emociona a gravidade simples com que tinges a vida, os fatos, tuas narrativas. até me deu vontade de sair da minha carreira solo com eventuais participações prum duo bem vivido hehehehehehe

    ps: o adjetivo 'gravidade' decerto fica um pouco por conta das reverências construídas no convívio escolar

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.