Primeira Comunhão - 8 anos |
Nasci no interior de Rosário do Sul, em Touro Passo, na Fazenda Bela União, distante 44 km da cidade. A primeira cidade que conheci foi Rosário, quando eu estava com 4 anos de idade. Para ir à cidade, levava-se um " fiambre" porque a viagem era longa e " aventurosa". Sou do tempo que, para ir a Porto Alegre, a gente precisava atravessar o Rio Santa Maria em uma barca. Cresci no campo e desenvolvi ali o senso de liberdade e de integração com a natureza que só conhecem as crianças de meio rural (rural e "despovoado"). Aprendi a ler - e mais importante do que ler, aprendi a estudar - sozinha.
Fui para a cidade estudar quando já estava com 14 anos. Sempre tive paixão por aprender. Tive uma história escolar bem-sucedida. Era aluna de primeiro lugar - o que me gerou uma dificuldade de lidar com frustrações. Nada que uma terapia não tenha solucionado...Fui uma típica adolescente rebelde, mas rebelde para os padrões da época : hoje seria uma quase freira! Fui a primeira presidente do Grêmio Estudantil do Horto, participei da criação e fui da primeira diretoria da URES - União Rosariense de Estudantes Secundários. Atuei na organização de grupos de " reforma agrária" , alfabetizei adultos pelo " método Paulo Freire", participei de campanhas pela autonomia e valorização da mulher. Fui da Juventude Estudantil Católica (JEC). Era politicamente muito engajada. Paguei um preço por tudo isso!
Imaginem que, nesta praia de Rosário, eu fui uma das primeiras a usar biquini....um escândalo! O suficiente para o pai de uns amigos meus proibir as filhas de andarem comigo e aconselhar outros pais a fazerem o mesmo. Além de usar biquini e minissaia e ter uma amiga negra, eu era militante de movimentos políticos e sociais. Uma comunista, como diziam na cidade! Aprendi , nesse período, a administrar o medo, a fazer política, a lidar com enfrentamentos e a defender minhas convicções. Um demônio de saias! e as saias eram realmente um agravante...
Hoje, entretanto, eu gosto de andar pela cidade; muitos espaços físicos me são familiares: a praça, o Colégio, a Igreja, o Clube Comercial, a Prefeitura e algumas construções lindas que foram preservadas. Felizmente uma parte de Rosário continua como era.Uma graça de lugar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.