quinta-feira, dezembro 27, 2012

Projetos para 2013

Mosteiros de Meteora :fotos da internet - por enquanto....
Chegou 2013. Encontrou-me com projetos rascunhados. Hora, portanto, de dar precisão ao que veio em confusão. Algumas passagens já estão compradas; alguns hotéis, reservados; algumas leituras, feitas; algumas visitas, descartadas. Muitas fotos foram vistas; muitas sugestões, recebidas. Ajustes de tempo e dinheiro foram feitos. Enfim, projeto pronto - com os meses de outubro e novembro abertos, prontos para acolher novas ideias ou novos lugares.
Estamos, desde dezembro, em Torres/RS, na minha casa, onde passamos Natal e Ano Novo e onde permaneceremos até fevereiro.Trabalho aqui.

Há 20 anos, Gugu e eu em Portugal

Ainda em janeiro, cumprimento de uma promessa: mostrar as Cataratas do Iguaçu a Ronald e a Pedro, com um bate-e-volta ao lado paraguaio e outro ao lado argentino.
A viagem seguinte começa por Lisboa para aproveitar aquele maravilhoso vôo direto a partir de Porto Alegre. Teremos dois dias em Lisboa para adaptação, algo necessário para pessoas já antigas. Outro vôo, dessa vez para Funchal, a capital da Ilha da Madeira, esperando ver vários lugares em uma semana. É a primeira vez que visito essa ilha - prometo escrever detalhadamente sobre ela.

Alex e Gisela, quando visitamos o Mosteiro de Rila-Bulgária

Iremos de Funchal, para Atenas, numa conexão em Lisboa. Outra semana para rever Atenas antes de ir, de trem, ao objetivo principal desta viagem :  os Mosteiros de Meteora, o segundo conjunto mais importante após o Monte Athos. De Kalambaka, cidade próxima aos Mosteiros e onde ficaremos hospedados, seguiremos, novamente de trem, a Thessalonico, bela cidade do norte da Grécia. De ônibus, iremos para Kavala, linda cidade onde vivem meus amigos Alex e Gisela.

Istambul

Próximo a Kavala, há lugares históricos e bonitos, como Filipo, onde o apóstolo Paulo escreveu as Cartas aos Filipenses, constantes da Sagrada Escritura.
De Kavala, iremos para Istambul, uma das minhas cidades preferidas no  mundo. Cidade grande, com 14 milhões de habitantes, dividida em duas áreas: o lado europeu e o lado asiático. Gosto das cores, das formas, dos sons e dos cheiros de Istambul. Poderemos visitar alguma outra cidade da Turquia, talvez Ankara, a capital.


Istambul

Da Turquia, retornaremos a Portugal e viajaremos para o norte, com dois objetivos: visitar meu amigo-irmão Pe. Ramón, em Porto, e rever Braga e Guimarães.
Retorno ao Brasil, com doze dias para refazer malas, pois é tempo de voltar aos Estados Unidos. Lá permaneceremos de maio a final de setembro. Programação ampla, mas ainda incompleta. Certamente incluirá, além de Illinois, outras viagens internas a Georgia, Oregon, Arizona, Califórnia e Nevada, entre outros.

San Francisco - CA

Nestes dias, reviso mapas e informações, tendo em vista pequenas viagens externas, a partir de Chicago ou de Bloomington. Como preferenciais, aparecem Porto Rico, Jamaica e algumas cidades do Canadá.
Organizo-me cedo. Com antecipação, pode-se conseguir melhores  preços e melhores acomodações.
Resta pedir aos céus e aos antepassados  saúde, energia e ânimo para continuar a jornada.

Portland - Oregon


"Partir!
Nunca voltarei.
Nunca voltarei porque nunca se volta.
O lugar a que se volta é sempre outro,
A gare a que se volta é outra.
Já não está a mesma gente, 

nem a mesma luz, 
nem a mesma filosofia."

Fernando Pessoa