terça-feira, outubro 25, 2011

Os Países Bálticos - introdução

Tallin



















Nos três Países Bálticos, reside o núcleo desta viagem. Aos países visitados, antes e depois deles, fui somente rever lugares e amenizar saudades, especialmente da República Checa e da Suécia. A viagem foi precedida de muita leitura - o que considero imprescindível para desfrutá-la mais. Estava certa de que iria gostar desses países.  Não foi, portanto, amor à primeira vista, mas amor às primeiras leituras. Encantou-me a história da Estônia, da Letônia e da Lituânia - suas conquistas,ocupações e lutas por uma independência que só viria em 1991. Encantava-me saber que essa história tinha suas raízes nas tribos bálticas, 2000 a.C.



Letônia: as três nações




















Havia lido sobre o âmbar dos Bálcãs, sua beleza e as lendas  que o cercam, e havia já recebido de Edith, mãe da minha nora, um adereço de âmbar. Havia lido também sobre as capitais e por isso sabia que, apesar das afinidades históricas, possuíam características distintas, como o esplendor medieval de Tallin, o interessante Art Nouveau de Riga e a elegância Barroca de Vilnius. Estava muito curiosa para ver Tallin, Riga e Vilnius.Gosto de visitar cidades bem diferentes das nossas, pois, como escreveu Fernando Pessoa:
Quanto mais diferente de mim alguém é, mais real me parece, porque  menos depende da minha subjetividade.

3 comentários:

  1. Oi Aldema,
    Que viagem bacana. Ainda não tive a chance de conhecer o país de meu avô paterno: Lituânia. Mas, talvez em abril de 2012 eu consiga chegar lá. Sou doida para conhecer um pouco mais sobre minhas raízes.
    Um beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Ah.
    Esqueci de dizer que amei a frase de Fernando Pessoa. Muito boa!!!!!!
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Aldema11:23 AM

    Oi Claudia
    Obrigada!
    Na próxima semana, postarei texto e fotos da Lituânia, que é belíssima.Vais te encantar com ela.
    Que este fim de ano te traga muito ânimo e alegria.Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.