quarta-feira, abril 08, 2020

Aniversário do Correndomundo

2006/2007 - Torres



Correndomundo completou catorze anos nos últimos dias.    Mais do que um Blog  de Viagem,  ele foi  e é   relato de vida,  registro  de alegrias,  desabafo de  horas   difíceis,  contato permanente com gente querida,  divulgação de meu poeta preferido - Fernando Pessoa - recordação de lugares e de episódios que tento não esquecer.



"Eu amo tudo o que foi,
Tudo o que já não é,
A dor que já me não dói,
A antiga e errônea fé
O ontem que dor deixou,
O que deixou alegria
Só porque foi e voou
E hoje já é outro dia".(Fernando Pessoa, 1931).




Não quero esquecer, por exemplo, que vi os Cavalinhos de Tarquinia

Trouxe do início do Correndomundo o texto seguinte:

"TRANSIÇÕES são dificuldades duríssimas para mim. Abandonar um emprego, trocar de cidade, ser traída por uma amiga, terminar um relacionamento, ver um filho partir, largar tudo, começar tudo, foram passagens doídas, transições sofridas - e sofridas. Nos intervalos dessas transições, já engordei 10 kg em um mês, já fiz pneumonias várias, já tive crises alérgicas terríveis. Mudei. Felizmente mudei. Abandonei as somatizações.Tornei-me mais produtiva. Em períodos difíceis, bordei uma toalha de jantar imensa, em ponto-de-cruz, para a Téssia, em uma semana; em outra crise, teci cinco blusões em dez dias; em outra, viajei durante cinco dias e cinco noites praticamente sem dormir; e, ainda, em uma outra, bordei um tapete de dois metros quadrados em um mês... A transição que faço agora, neste primeiro semestre de 2006, deixando a Bahia depois de sete anos e voltando para o Sul, faz surgir este BLOG....Gugu viajou. Foi para a Alemanha. Depois vai para a Índia. Falo sempre que a vida é isso: uma sucessão de chegadas e partidas. Mas como dói!" Salvador,2006. 



Bahia, 2006.

Assim foi iniciado este blog, em um momento de transição, até de superação. com a partida de meu filho, que sempre havia morado comigo. Foi Gugu que me incentivou a criar um blog - não era  uma mídia comum ainda - e me ensinou como fazê-lo. Eu já começara a pensar em textos e fotos, mas não havia feito duas escolhas necessárias e urgentes: qual seria a denominação do blog e de que temas ele se ocuparia. Lembranças da minha mãe vieram para resolver essas pendências. Ela, entre preocupar-se e orgulhar-se com minhas constantes viagens, respondia quando perguntavam por mim : anda por aí,  correndo mundo! Estava escolhido o  tema e o nome. Seria um Blog de Viagem  e  seria o Correndomundo.



Pedro, meu neto,  em 2016, que se tornaria mais tarde meu companheiro de viagens.

Passaram-se, portanto, 14 anos. Até este ano, Correndomundo tem ao redor de 900 postagens. Nos últimos 5 anos, mais de 400 mil acessos. Não é um blog comercial. Tenho consciência de que é um blog bastante simples. Todas as fotos são feitas por mim, com uma câmera de 200 dólares. Os textos são revisados por mim também - logo erros e acertos são unicamente meus. 



Itália - 2006

Viajar é minha paixão. Gostaria mesmo que todas as pessoas viajassem - não, obviamente, neste momento de coronavirus, quando nossa responsabilidade é manter isolamento social, preservando a vida e a saúde nossa de todas as pessoas.




Agradecimentos contantes aos que lêem meu blog

Escrevi em 2018:  Com a morte da minha irmã caçula, aguçou-se, mais ainda, minha consciência de transitoriedade e de rapidez com que passa o tempo. Não quero me cobrar, nas revisões de vida,  certamente tardias,  alguma viagem que desejei muito fazer e deixei para um vago depois... Sim, sempre ficará algo por fazer. Não acredito num final com " O campo arado, a mesa posta, cada coisa no seu lugar"  



Em Napoli, com inesquecíveis amigos

" ... voltarei a viajar sozinha - tentarei manter os olhos bem abertos para explorar e descobrir. E olhos bem limpos para não sobrepor imagens, como fazem os que comparam um país com outro, ou uma cidade com sua própria cidade. Lugares são como pessoas: únicos , na riqueza de sua diversidade."  https://correndomundo.blogspot.com/search/label/Viagem%3A%20prepara%C3%A7%C3%A3o




2008 - Egito

“Parto com a certeza de deixar para trás motivos suficientes para o não fazer. Mas um sonho tem a força de transformar uma ideia em algo imperativo, inadiável, inquestionável. Aterrorizar-me-ia chegar tarde na vida com a tortura do pensamento: 'quem me dera ter feito aquela viagem…’” 

Alma de Viajante
newsletter@almadeviajante.com



2009 - China - Ronald ( in memoriam )


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.