sexta-feira, dezembro 07, 2018

" Visões de Pessoa " - Porto Alegre, Santander, 2018.

                                                                       Fernando Pessoa


Quem me conhece sabe da minha paixão por Fernando Pessoa, quase tão antiga quanto eu! No ano passado, visitei, entre emocionada e deslumbrada,  uma exposição sobre ele em Madrid. Por acaso e sorte, neste ano, Adriana Neves, minha esperta e querida afilhada, levou-me ao Santander Cultural, em Porto Alegre, onde, desde 24 de outubro até 30 de dezembro de 2018, acontece a exposição que celebra os 130 anos do nascimento de Pessoa.


Painel no Santander

A Mostra, que tem a curadoria de Ceres Storchi, traz uma parcela do universo deste escritor mundialmente reconhecido e traduzido em mais de quarenta idiomas. Inclui fotografias, quadros e esculturas em que  Pessoa é destaque, edições de revistas que ele dirigiu, bem como originais por ele datilografados. Interessante também a inclusão de objetos como escrivaninha, máquinas de escrever e óculos.


Adriana Neves e Fernando Pessoa : duas paixões minhas

Ao visitar a Mostra e observar recursos narrativos que dão conta de aspectos do cotidiano e do imaginário de Pessoa - poeta, escritor, dramaturgo, tradutor, astrólogo e muito mais - recordei -me do  texto em que ele escreve:

" Sim, tudo é certo logo que o não seja.
Amar, teimar, verificar, descrer.
Quem me dera um sossego à beira-ser
Como o que à beira-mar o olhar deseja."


Deslumbrante beleza do Santander Cultural

Passear pelo Centro Histórico de Porto Alegre,  visitar o Santander Cultural e encontrar-me com Visões de Pessoa foi como uma nova inserção  no mundo da vida,  nestes difíceis sete meses de 2018. Daí por que retomo o quase abandonado Correndomundo, agora com 12 anos de existência, agradecendo ao Universo por caminhar, respirar, falar, sorrir, agradecer, ler e sentir o que leio:


Porto Alegre, 01/12/2018 - Centro Histórico


" Durmo. Regresso ou espero?
Não sei. Um outro flui
Entre o que sou e o que quero
Entre o que sou e o que fui."

Fernando Pessoa


Santander Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.