Centro Histórico de Namur |
Namur é uma encantadora cidade da Bélgica, bastante tranquila, com 106 mil habitantes e localizada a 67 km de Bruxelas, na região da Valônia, na confluência dos rios Meuse e Sambre. É conhecida por sua universidade - UNAMUR, fundada em 1831 e famosa por seu nível de ensino e por sua pesquisa inovadora.
Proximidades do Centro Histórico |
Estima-se que Namur tenha surgido durante o período celta ( a.C. ). Na Idade Média, os merovíngios, que dominaram os Países Baixos entre outros, construíram, num rochedo da cidade, um castelo, transformado posteriormente numa fortaleza militar. A Cidadela de Namur é uma das maiores fortalezas da Europa.
Cidadela |
Namur se desenvolveu ao pé de sua Cidadela ou Fortaleza Militar. Hoje, do castelo inicial, destruído no final da Idade Média, resta pouco mais do que as duas torres. O lugar, entretanto, continua a ter grande importância para a cidade, não só como ponto de interesse turístico, mas também como local de convívio da população local, notadamente dos jovens. Importante: visitantes podem comprar o Cidadelle Pass que engloba os tours pela Fortaleza.
Um dos acessos à Cidadela ou Fortaleza de Namur |
Namur é uma cidade que se pode conhecer caminhando e até caminhando e cantando - baixinho, é óbvio, em homenagem e agradecimento à tranquilidade e à gentileza de seus habitantes. Seguindo tendência que vem aumentando e se consolidando, especialmente na Europa, muitas de suas ruas são somente para pedestres. É ótimo passear por elas.
Elegantes bairros próximos ao centro de Namur |
As antigas áreas residenciais da medieval cidade dos condes de Namur foram ocupadas por mansões e prédios públicos nos séculos XVII - XVIII. Tornou-se conhecida como Cidade dos Burgueses pela beleza e elegância de seu centro histórico. Ostentava conforto e prosperidade. Era o oposto de cidades onde vivia a classe trabalhadora, principalmente os obreiros das minas de carvão.
Detalhe da Catedral de Santo Albino |
A Catedral de Santo Albino ( Saint Aubain ), em estilo barroco, foi construída entre 1751 e 1767, conforme os projetos de Gaetino Pizzoni. Seu exterior é realmente bonito; seu interior, mais bonito ainda, com destaque para pinturas de Anton van Dyck e Jacob Joedaens, ambos belgas, nascidos em Antuérpia.
Palácio do Comgresso |
Há admiráveis edifícios históricos em Namur, como o Palácio do Congresso - que já foi um antigo hospício - e a Torre de São Jaques, construída em 1388 como parte das muralhas da cidade. Essa Torre tornou-se, em 1746, no Campanário da Cidade. Hoje ele é parte do conjunto de 56 campanários da Bélgica e da França, que estão na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Lojinhas que surpreendem.... |
Encontrei, bem no centro da cidade, uma loja pequena com riquíssimo mostruário de botões, fitas, rendas e linhas para bordar - mas tudo em grande quantidade e variedade. Encantaram-me de tal maneira que pedi para fazer algumas fotos. Parabenizei-me por nada ter comprado uma vez que sempre compro e depois nada faço com esses acessórios. Namur foi, entretanto, a cidade que eu escolheria, na Bélgica, para fazer compras. Bons preços e bom gosto.
Do folclore de Namur, apresento-lhes Molon... |
Eu havia esquecido de buscar informações sobre Molon. Para obtê-las, recorri a Ricardo Holderbaum do Amaral, que, por sua vez, recorreu a Fabrice Deprez, amigo dele e morador de Namur. Fabrice, gentil e prontamente, informou que a estátua representa personagem bem característica do folclore local, que recolhe dinheiro para doar a pessoas pobres. Ricardo foi quem me sugeriu visitar Namur - agradeço-lhe muito. Pela proximidade com Bruxelas, torna-se medida certa para um bate-e-volta bonito e bem sucedido. Recomendo.
Lindas as cores de Namur |
" Se quiserem que eu tenha um misticismo, está bem, tenho-o.
Sou místico, mas só com o corpo.
A minha alma é simples e não pensa.
O meu misticismo é não querer saber.
É viver e não pensar nisso."
Fernando Pessoa
Estação Central de Trens |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.