domingo, junho 04, 2017

Cefalú : Praia e História

Cefalu


Embora sendo uma das mais famosas cidades de praia da Sicilia, Cefalú não me atraiu na primeira vez em que a visitei. Moro numa praia bem bonita no Sul do Brasil e considero que as praias brasileiras, especialmente as da Bahia, são realmente belíssimas. Esclareço,  no entanto, que  não gosto de sol nem de areia. 


Cefalú: sua principal atração

Quando viajo, não busco praias. O que realmente procuro  é  História,   Arte, Diversidade Cultural  e Ausência de Medo. Desta vez, estava mais atenta em Cefalú e encontrei tudo o que antes referi como aquilo que busco.


Igreja e La Rocca

Com 14 mil  habitantes - fora da alta temporada obviamente - essa bela cidade da Província de Palermo inclui,  como uma de suas atrações, uma grande rocha, denominada simplesmente  com La Rocca, Nela, o Templo de Diana; junto a ela, uma grandiosa Catedral.


Catedral de Cefalu

Essa Catedral teve sua construção iniciada em 1131 por ordem de Rogério II, que tinha a pretensão de torná-la não só a mais bela das catedrais normandas da Sicilia, como também o templo religioso mais importante da região. Resultou de uma promessa dele, quando correu risco de vida durante uma tempestade no mar. A Catedral não chegou a alcançar muito sucesso sucesso, mas continua sendo uma das mais bonitas da Ilha, principalmente por seus mosaicos.


https://es.wikipedia.org/wiki/Cefal%C3%BA

Cefalú está distante 70 Km de Palermo, na Costa Tirrênica, a que se pode chegar de trem ou de ônibus. Suas raízes históricas podem ser encontradas em documentos achados em algumas grupas de La Rocca. No Templo de Diana, há indicativos de uma história que pode ter sido iniciada no século IX - VIII a.C. Com os bizantinos, foi sede  de diocese. Posteriormente foi conquistada pelos árabes.


A cidade junto a La Rocca

A cidade é bastante movimentada e alegre. Muitos restaurantes já estão com toda uma estrutura de verão fora dos prédios, principalmente na praça, em frente a Igreja e na avenida beira-mar. Há muitos bares e cafeterias, sempre com bom atendimento. Há também hoteis dos mais simples aos das melhores redes internacionais. 


Ruazinhas encantadoras

Cefalu, atualmente, é uma cidade moderna,  bastante concorrida, com turistas e visitantes tanto da própria Sicilia, quando do restante da Itália e de outros países. A cor do céu, a cor da água, a animação dos visitantes e as outras  atrações que oferece - acrescentando-se, ainda,  museu, compras e locais para caminhadas, fazem de Cefalu uma cidade que pode - e deve -  ser visitada de trem e no mesmo dia em que com um pit stop em Bagheria.


Centro de Cefalú

" Começo a conhecer-me.Não existo.
Sou o intervalo entre o que desejo ser e os que outros me fizeram,
ou metade desse intervalo,porque também há vida..."

Fernando Pessoa


Cefalú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.