Sinagoga Santa María La Blanca |
Meu objetivo, nestes meses em que permaneci na Espanha, foi compreender , ao menos um pouquinho, de sua história. Meu fascínio maior reside na convivência de judeus, muçulmanos e cristãos. Nessa minha busca de respostas, concentrei-me na Andaluzia e incluí também Toledo, minha antiga conhecida:www.correndomundo.blogspot.com.br/search/label/Toledo
Catedral de Toledo - Teto da Sacristia |
O registro, através de fotos, que faço a seguir, refere-se a dois fascinantes monumentos da cidade: a Sinagoga Santa Maria La Blanca e a Catedral de Toledo, antiga Mesquita que foi transformada por Alfonso VI em Igreja Maior. As fotografias da Sinagoga são da minha amiga-irmã Adriana Fuganti Wagner; as da Catedral são minhas. Penso que as fotos informam mais do que este texto , apressadamente escrito hoje, enquanto me organizo para viajar.
Sinagoga Santa Maria La Blanca - Teto |
Construída no século XII, a magnífica Sinagoga Santa Maria La Blanca, influenciou , do ponto de vista arquitetônico, outras sinagogas da Península, como a de Segóvia. Teve seu tempo de magnifi cência, seguido de um tempo de abandono e descuido. Do antigo esplendor da Aljama de Toledo, a mais rica e prestigiada de Sefarad , só chegaram até nós dois de seus edifícios - La Blanca e De Trãnsito - e a lembrança no nome de uma rua.
Catedral de Toledo |
Pilar da Santa Maria La Blanca |
Tanto La Blanca como a Sinagoga del Trânsito revelam grande parte da comovente história do Bairro Judeu da cidade de Toledo. Del Trânsito foi o nome pelo qual se tornou popularmente conhecida, mas seu verdadeiro nome é Sinagoga de Samuel ha Levi. Em 1964, foi nela instalado o Museu Sefardita, cujo objetivo é conservar o legado da cultura hispano-judia e sefardita para que permaneça integrada como parte essencial do Patrimônio Histórico Espanhol.
Vitrais da Catedral de Toledo |
Precisa-se realmente de tempo para ver - apenas ver - a Catedral de Toledo com todas as suas particularidades. Os vitrais dela, por exemplo, são belíssimos ....e são mais de 750! O rei de Portugal D. Sancho II está aqui sepultado. Aprincipal fachada tem três portas: a Porta do Perdão, a Porta do Juízo Final e a Porta do Inferno. Quem entrasse pela primeira porta, já recebia a garantia das indulgências - hoje ela é aberta somente em ocasiões especiais.
Sinagoga Santa Maria La Blanca |
La Blanca, monumento Mudejar, tem cinco naves separadas por pilares. Seu exterior humilde, no entanto, contrasta com o luxo e com a grandiosidade do interior, o que é bem típico da tradição oriental. Tem uma história de drásticas modificações.
Interior de La Blanca |
Foi transformada , na segunda metade do século XV, em igreja; no séclo XVI , um cardeal converteu-a em beataria para prostitutas arrependidas; no século XVIII, foi transformada em quartel; no século XIX, seu edifício foi declarado monumento nacional e, depois da guerra civil espanhola, foi entregue à Igreja Católica - tal qual outras sinagogas.
Uma das Capelas da Catedral |
" En los muros laterales se encuentran los sepulcros de los reyes Enrique II y su mujer Juana Manuel y , a su lado, sin enterramiento, la estatua orante de Juan II (...) Esta Capilla es um ejemplo de como reyes y nobles procuraron su permanencia a través del arte y reclamaron el descanso de su alma mediante generosas dádivas en favor de la Catedral (...)
Sinagoga Santa María La Blanca |
"Se as coisas fossem diferentes, seriam diferentes: eis tudo.
Se as coisas fossem como tu queres, seriam só como tu queres.
Ai de ti e de todos que levam a vida
A querer inventar a máquina de fazer felicidade."
Fernando Pessoa
Gracias,Adri. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.