quarta-feira, julho 01, 2015

Toledo e seus Encantos: Catedral e Sinagoga

Sinagoga Santa María La Blanca

Meu objetivo, nestes meses em que permaneci na Espanha, foi compreender , ao menos um pouquinho, de sua história. Meu fascínio maior reside na convivência de judeus, muçulmanos e cristãos. Nessa minha busca de respostas, concentrei-me na Andaluzia e incluí também Toledo, minha antiga conhecida:www.correndomundo.blogspot.com.br/search/label/Toledo


Catedral de Toledo - Teto da Sacristia

O registro, através de fotos, que faço a seguir, refere-se a dois fascinantes monumentos da cidade: a Sinagoga Santa Maria La Blanca e a Catedral de Toledo, antiga Mesquita que foi transformada por Alfonso VI em Igreja Maior. As fotografias da Sinagoga são da minha amiga-irmã Adriana Fuganti Wagner; as da Catedral são minhas. Penso que as fotos informam mais do que este texto , apressadamente escrito  hoje, enquanto me organizo para viajar.


Sinagoga Santa Maria La Blanca - Teto

Construída no século XII, a magnífica Sinagoga Santa Maria La Blanca, influenciou , do ponto de vista arquitetônico, outras sinagogas da Península, como a de Segóvia. Teve seu tempo de magnifi cência, seguido  de um tempo de abandono e descuido. Do antigo esplendor da Aljama de Toledo, a mais rica e prestigiada de Sefarad , só chegaram até nós dois de seus edifícios - La Blanca e De Trãnsito - e a lembrança no nome  de uma rua. 


Catedral de Toledo
A Catedral de Toledo é uma das três catedrais góticas espanholas do século XIII - as outras duas são a Catedral de Burgos, que inspirou a de Toledo, e a Catedral de Leon. É considerada a obra magna desse estilo no país. Foi construída entre 1226 a 1493, com pedras de  Olihuelas, localidade próxima de Toledo. No seu interior, entretanto, mostra características do estilo Mudejar, notadamente no claustro, e mostra também um magnífico altar Barroco. Esse altar é chamado El Transparente, em razão da luz que vem do sol, por alguns minutos, através de uma bem projetada fenda no teto. Nesses minutos, o altar parece elevar-se aos céus.


Pilar da Santa Maria La Blanca

Tanto La Blanca como a Sinagoga del Trânsito revelam grande parte da comovente história do Bairro Judeu da cidade de Toledo. Del Trânsito foi o nome pelo  qual  se tornou popularmente conhecida, mas seu verdadeiro nome é Sinagoga de Samuel ha Levi. Em 1964, foi nela instalado o Museu Sefardita, cujo objetivo é conservar o legado da cultura hispano-judia e sefardita  para que permaneça integrada como parte essencial do Patrimônio Histórico Espanhol. 


Vitrais da Catedral de Toledo

Precisa-se realmente de tempo para ver - apenas ver - a Catedral de Toledo com todas as suas particularidades. Os vitrais dela, por exemplo, são belíssimos ....e são mais de 750! O rei de Portugal D. Sancho II está aqui sepultado. Aprincipal fachada tem três portas: a Porta do Perdão, a Porta do Juízo Final e a Porta do Inferno. Quem entrasse pela primeira porta, já recebia a garantia das indulgências - hoje ela é aberta somente em ocasiões especiais.


Sinagoga Santa Maria La Blanca

La Blanca, monumento Mudejar, tem cinco naves separadas por pilares. Seu exterior humilde, no entanto, contrasta com o luxo  e com a grandiosidade do interior, o que é bem típico da tradição oriental. Tem uma história de drásticas modificações.

Interior de La Blanca

Foi transformada , na segunda metade do século XV, em igreja; no séclo XVI , um cardeal converteu-a em beataria para prostitutas arrependidas; no século XVIII, foi transformada em quartel; no século XIX, seu edifício foi declarado monumento nacional e, depois da guerra civil espanhola, foi entregue à Igreja Católica - tal qual outras sinagogas.


Detalhes da Catedral de Toledo



A Catedral de Toledo abriga esplêndidos tesouros, como obras de Caravaggio, Goya, Ticiano, Rubens e El Greco. A Sacristia, o claustro, o coro e algumas capelas impressionam muito. Fotografei, no interior da Catedral,  um texto de que transcrevo, a seguir, no quadro seguinte, uma parte, pelas pistas que nos fornece para o entendimento da grandiosidade do conjunto, naquele momento histórico.
Uma das Capelas da Catedral

" En los muros laterales se encuentran los sepulcros de los reyes Enrique II y su mujer Juana Manuel y , a su lado, sin enterramiento, la estatua orante de Juan II (...)  Esta Capilla es um ejemplo de como reyes y nobles procuraron su permanencia a través del arte y reclamaron el descanso de su alma mediante generosas dádivas en favor de la Catedral (...)


Sinagoga Santa María La Blanca


"Se as coisas fossem diferentes, seriam diferentes: eis tudo.
Se as coisas fossem como tu queres, seriam só como tu queres.
Ai de ti e de todos que levam a vida
A querer inventar a máquina de fazer felicidade."


Fernando Pessoa


Gracias,Adri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.