quarta-feira, abril 09, 2014

Lago di Garda

Obs. Texto sem revisao.
Lago di Garda

Certamente, um dos lugares onde Deus passa ferias. Na parte Sul, terreno plano; na parte Norte, magnificos penhascos rochosos. Beleza, por todo lado. Os pinheiros e os ciprestes , imponentes, contornam ruas,estradas e envolvem algumas margens deste lago. Agora, ja no mes de abril, veem-se muitas flores, em especial graciosas tulipas e multicoloridos amores-perfeitos. Lindo,lindo!

Profusao de flores nas cidades do Lago
Garda 'e o maior dos lagos italianos - maior que Como e Maggiore. Tem a largura maxima de 17 quilometros e o comprimento maximo e 51 quilometros. Sua superficie alcanca 370 quilometros quadrados e sua profundidade chega a 346 metros. Seu perimetro e de 158 quilometros. Em todo ele, a cor da agua eh linda.

Sao muitos no Lago

O Lago de Garda limita-se com tres regioes: Lombardia, a oeste e sul; Trentino, ao norte; e Veneto, ao sul e a leste. Muitas e belas cidades estao localizadas 'as margens do lago e sao interligadas principalmente por rotas de barcos e ferryboats. Elas tambem podem ser acessadas por estradas rodoviarias e, ainda, duas - Desenzano e Peschiera - por ferrovias.


Viajamos de Porto Alegre a Sao Paulo ( conexao que eu detesto ), depois Sao Paulo Milano/Malpense. De onibus, fomos do aeroporto de Malpense a Estacao Central Trens em Milano. Permanecemos nessa cidade por dois dias e mais um bate-e-volta a Brescia, cidade dos ancestrais da minha amiga Odete, companheira desta viagem....

Mapa do Lago di Garda

Devidamente descansadas, seguimos para este Lago, foco da viagem. De Milano a Desenzano, uma hora e meia de trem. Para chegar a Sirmione, cidade em que nos hospedamos, pode-se ir de onibus, de barco ou de taxi. Por causa da bagagem, ainda que nao exagerada, preferimos um taxi , apesar de custar 25 euros.
Desenzano visto de Sirmione
As cidades do lago sao bonitas, limpas e bem cuidadas, com muitos hoteis e restaurantes de boa qualidade. Sao bastante visitadas por viajantes e turistas, durante o ano todo. Diferenciam-se especialmente pela historia e por seus monumentos historicos. Em comum, muitas flores e agua ao redor - e para quem curte comprinhas, mil atracoes em toda parte!


Alem do turismo, a economia da regiao e impulsionada  pelas grandes plantacoes de oliveiras e de videiras. O azeite de oliva eh de boa qualidade e a producao de vinho , abundante e de baixo custo. O sorvete artesanal eh uma tentacao - dificil resistir.  Come-se e bebe-se bem, como de resto em toda a Italia.
Ilha de Garda
A temperatura local eh excelente. Uma cadeia e montanhas protege Garda dos ventos do norte. No inverno, a temperatura media oscila entre 12o. e 14o.C ; no verao, entre 24o. e 26o. Essas condicoes climaticas permitem a existencia de grande variedade e plantas, sendo a regiao conhecida como Jardim Botanico da Europa.


Lago di Garda

As cidades mais visitadas sao Desenzano, Peschiera di Garda, Sirmione, Bardolino, Lazise, Salo, Gardone, Malcesine, Garda, Torri del Benaco, Limone Sul Garda e Riva del Garda. Escreverei sobre cada uma delas separadamente. Ha  muito o que contar sobre elas.

Tulipa - muitas em todas as cidades do Lago

"Janelas do meu quarto,
Do meu quarto de um dos milhões do mundo.
que ninguém sabe quem é
( E se soubessem quem é, o que saberiam?),
Dais para o mistério de uma rua cruzada constantemente por gente,
Para uma rua inacessível a todos os pensamentos,
Real, impossivelmente real, certa, desconhecidamente certa,
Com o mistério das coisas por baixo das pedras e dos seres,
Com a morte a por umidade nas paredes
e cabelos brancos nos homens,
Com o Destino a conduzir a carroça de tudo pela estrada de nada."


Fernando Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.