terça-feira, janeiro 24, 2012

" De olhar lançado ao mundo"

Estou em Torres. Como não gosto de sol, areia e crianças com baldinho, permaneço em casa. Muito pouco me afasto dela. Nestes meses de verão, quem viaja é o meu pensamento. 
Recebo, como sempre acontece, visitas de pessoas amadas e amigas, com quem converso longamente. Essas conversas  me lembram um poema de Fernando Pessoa:
....................................
" À lareira, cansados não da obra
Mas porque a hora é a hora dos cansaços, 
Não puxemos a voz
Acima de um segredo.

E casuais, interrompidas, sejam
Nossas palavras de reminiscência
( Não para mais nos serve
A negra ida do Sol ) .

Pouco a pouco o passado recordemos
E as histórias contadas no passado
Agora duas vezes
Histórias, que nos falem

Das flores que na nossa infância ida
Com outra consciência nós colhíamos
E sob outra espécie
De olhar lançado ao mundo." Fernando Pessoa

Faço , ainda, aqui na praia,  o que faço nos intervalos em que não estou viajando: planejo viagens e executo tarefas para realizá-las bem. Inicialmente, reviso  textos em livros, revistas e blogs. Aproveito, agora,  para agradecer a generosidade das pessoas que transformam seus blogs numa preciosa fonte de informações atualizadíssimas , relatando também suas vivências, emoções, experiências e percepções, amplicando e intensificando, assim,  desejos e decisões de viajar. Blogagem é militância. Blogs de viagem constituem militância no grupo dos que amam viajar, dos que desejam viajar ou no grupo dos que desejaríamos que viajassem.

Leituras iniciais concluídas, o segundo passo é a compra das passagens - de trem ou de avião -  internas nos países a serem visitados. A passagem principal costumo comprá-la bem antes, em algum período de boas ofertas. Se a compro em prestações, estabeleço prazos que a façam estar totalmente paga ao inicio da viagem.  Depois das passagens, já com o roteiro estabelecido, faço as reservas dos hotéis. Quando preciso reserva hotel em cidades que não conheço e de onde não tenho referências, estudo primeiro o mapa da cidade e dou preferência aos hotéis próximos às estações de trem - que na Europa costumam ser no centro da cidade ou próximo dele. Poucas vezes errei e comprei hotéis impossível de permanecer além do dia da chegada. Nessas horas, percebe-se que , para andarilhar, precisa-se de flexibilidade e poder de adaptação.
Roteiro feito, passagens compradas, hotéis reservados, é hora de fazer as listas -  ainda costumo fazer listas do que levar: mapas com os roteiros assinalados, roupas usadas e bem testadas (algumas que nem retornam ); um tênis e um sapato, bem usados já; necessaire com tudo, incluindo um pouquinho de sabão líquido para lavar roupas, embora eu já tenha lavado roupa com shampoo; remédios que, na minha idade, são imprescindíveis. Tudo isso não deve preencher totalmente uma mala - e uso uma mala de média para pequena, independente da duração da viagem. Para meu marido, uma mala de tamanho semelhante - e as roupas nossas são intercaladas nas duas malas. Em caso de perda, não fica só um totalmente prejudicado. Costumo levar uma mochila, onde, além dos eletrônicos, coloco alguma roupa para o caso de a mala ser extraviada - o que me aconteceu em vários países , embora renham sido encontradas até três dias depois!

Minhas dicas , é evidente, não são para classe A. Estão dirigidas a pessoas que economizam e fazem escolhas, até no cotidiano, para poderem viajar, mas viajam com igual prazer e alegria.
Depois das  etapas mencionadas, resta tempo para aprofundar  leituras sobre a geografia, a história e a cultura - artes plásticas, música, literatura, teatro, costumes, culinária, arquitetura, atualidades - dos países a serem visitados, deliciando-se sem pressa, mas sem pausa,  a :

" Escolhermos do que fomos
O melhor para lembrar." Fernando Pessoa

13 comentários:

  1. Rosana6:56 AM

    Um livro de viagens caindo de maduro!
    Saudade.
    bj

    ResponderExcluir
  2. gicela brasil10:42 AM

    a boa mestra em que te construíste já és um pouco tu. que rica aula de como viajar já muiiiiiiiito antes da partida. que delícia !!! adoro te ler

    ResponderExcluir
  3. Aldema11:30 AM

    Rosana, qdo. eu tratar minha timidez...farei um livro. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Aldema11:32 AM

    Gicela, obrigada sempre! És um doce de pessoa.Beijos

    ResponderExcluir
  5. Aldema11:32 AM

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Maria do Carmo1:24 PM

    Amei as dicas, Aldema!!!Bjs

    ResponderExcluir
  7. Aldema1:33 PM

    Maria do Carmo
    Esqueci de escrever que levo também CDs de música brasileira e postais de belos lugares nossos. Sempre alguém me pede ( ou merece) um desses presentinhos.Beijos

    ResponderExcluir
  8. Aldema,
    Programar uma viagem já é uma viagem!!! Adoro essa etapa inicial. Já estou programando a próxima. Pelo visto, você também. Afinal, a mala não pode ficar fechada por muito tempo...
    Um beijo e aproveite o sossego de Torres.
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Aldema - www.correndomundo.blogspot.com10:30 AM

    Cláudia.
    Realmente estou gostando desse sossego de Torres. Pedro, meu neto de 12 anos, está aqui comigo.Aproveito este tempo com ele porque só volto a encontrá-lo no meu retorno, em outubro.
    Agora estou " fixada" na Irlanda.
    Felizes chegadas e partidas para ti.Beijos
    Aldema

    ResponderExcluir
  10. Suas incríveis dicas são para gente como eu :) Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Aldema - www.correndomundo.blogspot.com2:20 PM

    Obrigada, Vicka. Quando chegarmos na Califórnia, entrarei em contato contigo.
    Conhecendo tua competência, sei que, qdo retornares a SP, darás uma bela contribuição ao mundo do design.BEijos.
    Aldema

    ResponderExcluir
  12. Viajar é preciso... Parabéns pelo blog e pelas dicas/comentários. No nossa contribuição, focamos o que está no nosso estado. Será um prazer receber sua visita.
    João Antônio
    http://destinosdosul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Aldema - www.correndomundo.blogspot.com5:33 AM

    Obrigada pela visita, João Antônio. Vou olhar, agora mesmo, teu blog.
    Boas viagens também.

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.