domingo, novembro 27, 2011

Os Fantasmas de Cesky Krumlov

.
Torre do Castelo


Em Cesky Krumlov, tanto o Castelo quanto a cidade, carregam a fama de abrigarem muitos fantasmas, fazendo com que lendas e histórias circulem pela região.A justificativa para as assombrações parece simples: além do Castelo, são trezentas casas tombadas e preservadas como eram há quinhentos anos no mínimo.Os habitantes da localidade apreciam conhecer e relatar histórias do além.De todas as que eu ouvi, retive algumas, talvez as mais interessantes pelo cenário e pelos estereótipos que sugerem.Uma dessas histórias refere-se a uma mancha, que se diz de sangue e que aparece no centro do palco barroco - perfeitamente conservado - do assombrado castelo.




Casas tombadas


Conta-se que Evelyn , uma jovem bonita e virgem, atuava numa troupe teatral que ia apresentar-se no Castelo. Ela apaixonou-se por David, o galã do grupo. Ele, entretanto, a rejeitou. Evelyn , tomada por imensa dor, resistiu até a apresentação do espetáculo. No final do último ato, em pleno palco, enfiou uma faca no peito e , literalmente, partiu seu coração, já partido pela dor. A mancha de sangue nunca mais saiu do palco e a jovem Evelyn , com os trajes de sua última apresentação, passeia à noite pelo Castelo - podendo-se, às vezes, ver uma faca fincada no seu peito.
Chamarei de A Bela Dama de Branco a esta outra história.



Parede interna do Castelo


Vivia no castelo, no século XV,  Perchta von Rozemberk, uma jovem muito bonita e muito cortejada pelos jovens da região.  Seu pai, entretanto, decidiu que ela se casaria com um lorde da Moravia , Johann  von Lichtenstein. Casou para satisfazer a vontade do pai. Não foi feliz. O lorde revelou-se péssimo marido, tendo sido cruel com a pobre Perchta  ao longo da vida conjugal. Quando Lichtenstein estava no seu leito de morte, chamou a esposa e pediu-lhe  perdão por todos os maus tratos. Com muita mágoa e muitos ressentimentos acumulados, ela não o perdoou. O marido moribundo, então,  amaldiçoou-a , transformando-a na Dama de Branco, que vive vagando pelas salas do Castelo  e que costuma aparecer em festas e eventos importantes.  O Fantasma usa sempre um belo vestido branco e um detalhe premonitório que é bem importante:: tem sempre luvas longas. Se  as luvas forem brancas, é sinal de boa sorte para quem a vê. Se forem pretas, desgraça na certa.




Detalhes do Castelo


Em determinado período , quando ainda não havia geladeira, o sal era um produto bastante valioso e , num país sem mar, mais valioso ainda se tornava..Residências abastadas tinham , no depósito de sal, um de seus espaços mais vigiados. Por essa razão, há , em Cesky Krumlov, uma casa mal assombrada. Dois guardas ali trabalhavam vigiando esse produto raro. O trabalho era bastante monótono e longo. Para passarem o tempo , os guardas costumavam jogar dados.




Pátio interno do Castelo


Certa noite, um deles estava numa incrível maré de sorte e o outro, com muito azar. O azarado, tomado pela fúria, quis reaver o dinheiro perdido. O sortudo negava-se a devolvê-lo. Os dois, então, enfrentaram-se numa batalha feroz, até a morte de ambos. Contam que ainda hoje se ouvem, onde era a casa de sal, barulho de briga, vozes alteradas e gemidos dos guardas moribundos.

PS .Minhas desculpas por faltarem as fotos dos fantasmas  e , assim, dar mais veracidade às histórias,  mas  fantasmas gostam da noite - e eu tenho medo de escuro e não costumo beber.

5 comentários:

  1. BAH!!! FICO ATÉ IMAGINANDO AS CENAS...E TU VISTE ALGUMA COISA?

    ResponderExcluir
  2. Aldema11:55 AM

    Não vi nada...mas aprendi muitas histórias.Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Adelma

    Vim retribuir a visita e conhecer o seu Blog.Gostei muito!Vou ler os seus posts com atenção porque a Républica Checa vai ser uma das minhas próximas viagens!
    A Polónia eu já conheço e adorei!
    Abraço
    Margarida

    ResponderExcluir
  4. Aldema2:58 PM

    Obrigada,Margarida.
    Tenho a certeza de que vais gostar da República Tcheca. Gosto de Praga,Brno,Karlovy Vary e Chesky Krumlov. Também gosto da Slovakia, principalmente das pequenas cidades e das Montanhas Tatry.
    Boa semana!
    Aldema

    ResponderExcluir
  5. Rosana4:41 PM

    Adelma, Aldemar, Alfazema, Aldema...ok, vais assombrar quem errar o teu nome! kkkk

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.