sábado, setembro 10, 2011

Portugal: Tejo e Lisboa

"Outra vez te revejo,

Cidade da minha infância pavorosamente perdida...

Cidade triste e alegre, outra vez sonho aqui...

Eu? Mas sou eu o mesmo que aqui vivi, e aqui voltei,

E aqui tornei a voltar, e a voltar.

E aqui de novo tornei a voltar?

Ou somos todos os Eu que estive aqui ou estiveram,
Uma série de contas-entes ligados por um fio-memória,
Uma série de sonhos de mim de alguém de fora de mim?
Outra vez te revejo,
Com o coração mais longínquo, a alma menos minha.
Outra vez te revejo - Lisboa e Tejo ."
Fernando Pessoa


PS. Terminei a Leitura de LISBOA: O QUE O TURISTA DEVE VER, livro de Fernando Pessoa, escrito em Inglês/Português, provavelmente em 1925, e que mantém uma atualidade só possível pela  conservação histórica da cidade. Vale a pena ler, antes de ver ou rever Lisboa. É uma publicação da Livros Horizonte
Pessoa inicia seu texto escrevendo:

" Sobre sete colinas, que são outros tantos pontos de observação, de onde se podem desfrutar magníficos panoramas,espalha-se a vasta, irregular e multicolorida massa de casas que constitui Lisboa".

2 comentários:

  1. Letícia Rosso4:24 PM

    estou lendo esse livro para conhecer Lisboa daqui a dois meses! Podes me dar algumas dicas legais de passeios?

    ResponderExcluir
  2. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )4:31 PM

    Chegarei em Lisboa dia 2 de abril!!!Qdo.tu vais? Se tiveres tempo, vais a Sintra e Cascais...bem perto de Lisboa e bem bonitas.A Lonely lançou um volume somente sobre Portugal ...em português.Está bem informativo e preciso.
    Irei uma semana para a Ilha da Madeira.Até publiquei um post aqui no blog com meu roteiro.Boa viagem!Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.