terça-feira, junho 21, 2011

Retorno a Alegrete

Toni e seus projetos
Na semana passada, estive em  Alegrete. Sílvio levou-nos para conhecer a fábrica de móveis do Toni, santa-mariense que se tornou alegretense há mais de vinte anos. A RSMadeiras ( tel.55 3422 2709 ) está localizada no Bairro Ibirapuitã, para onde a cidade se está expandindo. Trata-se de um fantástico trabalho diferenciado. Toni, há quarenta anos, trabalha com madeira  e,  há seis anos, faz móveis, utilizando ,unicamente, madeira antiga, madeira de lei. Compra tramas e moirões e transforma, em tiras de madeira, os pedaços que estão em boas condições. Com eles, compõe peças pequenas e grandes - grandes como uma mesa e uma cama que lá estavam.




Contou-me Toni que seu primeiro trabalho com madeira foi uma pequena casa, quando ele estava com catorze anos. Há pouco, voltou a visitar essa casinha. Estava desgastada pelo tempo , mas ainda inteira. Quis comprá-la; o então dono , entretanto,  preferiu dar-lhe como presente. Com a madeira dessa casa, Toni diz que fará algo muito especial para sua própria casa e fará também algo para presentear ao proprietário anterior.
O encanto de Toni pela madeira e seu amor e conhecimento sobre árvores transparece na sua fala e na delicadeza do trabalho que faz.
Alegrete merece gente assim - e nós merecemos ver esses bonitos exemplos de inovação, conhecimento, competência e sensibilidade.

Um comentário:

  1. Rosana6:17 AM

    Amo madeira! Preciso ir conhecer este senhor e o seu trabalho!

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.