domingo, março 13, 2011

Ticino, Cantão Italiano da Suiça

  
Lugano
Ticino é o Cantão Italiano da Suíça, que se localiza ao sul dos Alpes, margeando lagos da Itália , país com que se parece muito. Talvez seja essa a razão por que gosto tanto das três principais cidades que o integram - Bellinzona, Locarno e Lugano – e do panorama rural que vislumbro,por exemplo, da janela de um trem. Voltei, mais uma vez, ao Ticino em novembro de 2010.


Lugano

Dessa vez, uma passagem rápida por Bellinzona, onde viveu minha querida amiga Sylvia Carvalho, no tempo em que seu pai era o chefe da estação de trens da cidade. Sylvia me apresentou Bellinzona, capital do Cantão, possuidora de três castelos protegidos pela UNESCO. Falou dessa cidade com tanto carinho, que eu decidi visitá-la. Adorei estar num lugar onde eu podia falar italiano com qualquer pessoa, já que é essa a língua oficial do Ticino. Culturalmente, era muito similar às cidades italianas. E, realmente, tudo era muito bonito, agradável, tranquilo.


Lugano
Dessa vez, em 2010, não estive em Locarno, onde sonho ir para o Festival Internacional de Cinema que ali se realiza , no mês de agosto, todos os anos. Depois de Bellinzona, fui para Lugano. Da estação de trens, chega-se ao centro descendo , num funicular, uma pequena montanha. Infelizmente chegamos tarde e não conseguimos – meu marido, minha irmã e meus sobrinhos – passear de barco pelo lago, em cuja margem está a cidade. Em novembro, depois das 15h , os barcos já não percorrem suas rotas. Pena! São passeios lindos.


Feira Anual de Chocolates em Lugano

Foi bom, entretanto, caminhar pela cidade, que tem construções antigas, ruazinhas com escada, belas praças e muito movimento nas ruas. Sorte nossa, estava-se realizando , naquela semana, a fantástica Feira Anual de Chocolates – experimentei muitos! Visitei a Feira e comprei , por 10 euros, um quilo de chocolate com café, de inesquecível sabor!
Pretendo retornar logo à Suíça, mas, concordo com John  Lennon, a vida é uma coisa que acontece enquanto a gente faz outros planos." Nunca se sabe!


Trenzinho com que se chega até o lago

2 comentários:

  1. ola ,parabens pelo seu blog adorei,fiquei encantada como coloca os lugares por onde passou,um abraço vou tentar fazer parecido,eu tb adoro Fernando Pessoa

    ResponderExcluir
  2. Aldema5:41 PM

    Obrigada a você! Daqui a alguns dias, estarei escrevendo, em "tempo real", dos Estados Unidos e Canadá.
    Você vai encontrar muito Fernando Pessoa no meu blog.Ele é uma das paixões da minha vida.
    Adoro saber que há pessoas que lêem e seguem o "Correndomundo'.
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.