domingo, agosto 01, 2010

Hangzhou


Belo passeio sobre o Lago Oeste
Situada a 120 km a sudoeste de Shanghai, com 7 milhões de habitantes, Hangzhou tem fama de ser uma cidade desenvolvida, elegante e culta. É importante centro de produção de tecidos e chás e , hoje, famosa como centro de informação tecnológica. Na China Medieval, foi famosa como Paraíso Terrestre. 


Lago Oeste

Existe, como cidade, há 2200 anos, mas há registros históricos de populações, vivendo nessa área, há mais de 4 mil anos. Foi capital da dinastia Song de 1138  a 1279. Marco Polo - 1254/1324 - no livro sobre suas viagens, que ele ditou a um escritor, afirma que Hangzhsou é a melhor cidade do mundo e que tem os mais fascinantes mercados.



" Buda Feliz " no Felial Feng - estátua de 20 metros

O Lago Oeste, o Museu do Chá e a Pagoda das Seis Harmonias são obrigatórios lugares de visita. O Lago é considerado uma das maravilhas panorâmicas da China. Tem 8 km2 e lugares de indescritível beleza. Colinas suaves o contornam. Passarelas floridas,salgueiros imensos, pequenos e delicados jardins, plantações de lótus, pontes e barcos com elementos típicos da arquitetura chinesa estão ali , em todos os lados para que se olha.




Detalhes do Lago

Estive no interessante Museu do Chá e visitei algumas plantações desse tradicional produto chinês. Conta-se que o chá foi descoberto, por casualidade, pelo Imperador Shen Nong. Era um governante sábio que orientava a população a, como ele, beber água fervida.... 
                                                                                 
Chá da Primavera

...Um dia, folhas de uma árvore caíram no seu pote de água fervente. Ele a bebeu e achou-a deliciosa, passando a usar sempre essa infusão e a recomendá-la ao seu povo. Comprei uma latinha com pequenos botões de rosa para adicionar ao chá. Lindinhos!


A impressionante beleza do movimentos dos barcos no Lago


A Pagoda inclinada foi como uma Torre de Pisa na minha vida. Nada de extraordinário. A beleza do cenário e os locais históricos que a envolvem, entretanto, impressionaram-me bastante. O Pagode das Seis Harmonias foi construído em 970 na busca de aplacar as tormentas e as enchentes junto ao rio Qiantang. Muitos desses monumentos foram oferendas aos deuses para que eles controlassem fúrias da natureza.

Beleza das sombrinhas de seda

Foi em Suzhou e Hangzhou que vi as sombrinhas mais elegantes e delicadas. têm fator de proteção solar 50 - é claro que não são para serem usadas na chuva. As mulheres chinesas têm muito cuidado com o sol. Não costumam expor-se a ele. Tem,ainda, vestígios da tradição de que mulher bronzeada é campesina pobre - o que se dizia, há anos, também no Brasil. Gostaria de retornar a Hangzhou. Cidade interessante.


Ronald em visita a um dos templos

Ao redor, ou nas imediações, ou no próprio Lago Oeste, encontram-se outras atrações, como o túmulo de Yue Fei, heroi popular chinês, injustamente assassinado; o Templo Baopu - Taoísta - ainda ativo e com cerimônias diárias de veneração aos antepassados. Visitei-o para incrementar meu Curriculum Espiritual!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.