terça-feira, setembro 15, 2009

Labor Day em Pana





Gosto de Pana porque vive aqui , numa casa histórica , minha amiga-irmã Eni ( http://www.panaillinois.com/mansion.htm ). É uma cidade com pouco mais de seis mil habitantes.

No desfile comemorativo ao Dia do Trabalho, dia sete de setembro, estima-se , no entanto, que mais de dez mil pessoas assistiram a ele ou dele participaram. Escolas e bandas vieram de cidades vizinhas para desfilar em Pana. Desfilaram , além de escolas e bandas locais, fazendeiros, comerciantes, profissionais liberais, grupos da terceira idade ( ou seria quarta?) , funcionários públicos, famílias, misses, rainhas, partidos políticos e igrejas. Muitos carros alegóricos ou caminhões vinham com essas rainhas ou misses sentadas sobre fardos de feno - esta é uma região realmente rural. Os muitos carros antigos me encantaram - como me encantaram a perfeição das demonstrações de ginástica rítmica e olímpica. Ao longo do trajeto, pessoas que levaram cadeiras, ficaram ali muitas horas , participando, ativamente, da festa. Todos os que desfilaram, distribuíram doces e brindes para os assistentes. Meus amigos juntaram, para levar a uma instituição de caridade, duas sacolas de itens diversos,como: caramelos, chocolates, lixas de unha, escovas de dente, chicletes, pirulitos e outras coisas mais. O desfile teve características de uma festa popular, com um único momento solene: quando passaram dois carros do exército, os assistentes todos levantaram e aplaudiram demoradamente. Particularidade da região, pensei eu.

Também em Pana, visitei a Feira Anual de produtos agrícolas principalmente. A novidade de que mais gostei foram os concursos. Muitos e dirigidos às famílias: arranjos de flores naturais , artificiais e silvestres; artesanato divididos em categorias diversas; doces, bolos e pães caseiros; produtos de horta e pomar; costuras, pinturas, esculturas e fotografias. No conjunto , mais de cinquenta categorias. Prêmios em dinheiro. Prêmios pequenos : 20, 10 , 5 dólares, mas um incentivo grande à participação.
Bem que se poderiam fazer concursos semelhantes em Alegrete ou Rosário do Sul. Pensando nisso, reuni materiais informativos e fiz fotos dessa parte da Feira.
Agora, preciso descobrir para quem faço essa proposta.

3 comentários:

  1. Muito belo seu comentario Aldema , e tambem suas fotografias !!

    Alex de Grecia

    ResponderExcluir
  2. turismo, trabalho,desenvolvimento regional ,com estes objetivos é um bom projeto.beijo

    ResponderExcluir
  3. Aldema, vou descobrir o email do atual secretário de Turismo em Alegrete (Arnaldo Paz Filho, se não me engano), para que faças essa proposta a ele. Muito boa idéia! Conheço bem o ex-secretário e ele deve conseguir essa informação para mim. No período natalino tem ocorrido uma feira de artesanato na antiga gare da antiga Estação Ferroviária (toda restaurada!), com artistas e artesãos locais. Chama-se Feira Feitio do Alegrete. Nome perfeito, aliás!

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.