Viena ( Wien) |
O roteiro de inverno que sugiro é bem básico - já o fiz em todas as estações do ano, sendo duas vezes no inverno. Penso que é melhor iniciá-lo por Praga, a bela capital da República Tcheca e já pensar , ao menos, em um bate-e-volta que pode ser a Karlovi Vari ou Český Krumlov ou Pilsen...
Praga |
De Praga, usando trem em que se vê melhor as paisagens, siga para Viena. Se houver disponibilidade de tempo, sugiro dois pit stop : Brno, na Morávia, onde se pode visitar o castelo e seus jardins, e Bratislava, a capital da Slovakia, com fantástica vista do Danúbio e do grande Castelo que está à margem dele. Para Bratislava, talvez um dia inteiro, e aproveitando para comer halusky, uma comida deliciosa.
![]() |
Castelo de Bratislava |
O tempo de permanência em Viena pode depender de dois fatores : interesse, especialmente por arte, e orçamento disponível, poi é uma cidade de custo alto. Ela é magnífica, grandiosa, bela - e tem um invejável transporte público. Há alguns posts, aqui no correndomundo, que podem contribuir na elaboração de seu roteiro, como estes: http://correndomundo.blogspot.com.br/2016/08/anotacoes-sobre-imponente-e-bela-viena.html e http://correndomundo.blogspot.com.br/2016/01/viena-1a-parte.html
Viena |
Continuando de trem, vá de Viena a Budapest - a simplesmente maravilhosa capital da Hungria. Das cidades mencionadas, é provável que seja esta a que você vai lamentar se dispuser de pouco tempo. É alegre, com passeios fantásticos que se pode fazer a pé ou usando metrô. É festiva, tem boa comida e . fora os taxistas, que tanto quanto em Praga, com raríssimas exceções, são insuportáveis, tem um povo muito diferente dos austríacos (rsrsrs)
Budapest |
Também para Budapest, há alguns posts, aqui no correndomundo, que podem contribuir para a elaboração de seu roteiro, como estes a seguir e como outros a serem descobertos. http://correndomundo.blogspot.com.br/2016/08/novamente-budapest.html e http://correndomundo.blogspot.com.br/2016/08/o-danubio-da-valsa.html e ainda http://correndomundo.blogspot.com.br/2016/01/budapest-2a-parte.html
Budapest |
Tanto em Viena quanto em Budapest , depois de experimentar alguns hoteis, optei por hospedar-me sempre no Ibis, uma cadeia de hoteis muito similares em qualquer lugar onde estejam, com hoteis três estrelas honestos, desses que a gente sabe o que vai e o que não encontrar, e com preço bastante razoável.
Em Praga |
Em Budapest , hospedo-me no Ibis Budapest Centrum ( há outros lá, mas esse tem ótima localização ); em Viena, no Ibis Wien Mariahilf e , em Praga, no Hotel Kampa, um quatro estrelas, também com excelente localização e delicioso café. Não tenho parcerias com hoteis no Blog. Estou informando os hoteis que eu realmente me hospedo.
Praga |
Estou à disposição para ajudar a esclarecer dúvidas sobre o que escrevo. Podem contatar-me aqui, no correndomundo, ou por e-mail. Em abril do próximo ano, dos países mencionados acima, eu irei somente a Budapest e , de lá, para a Croácia, iniciando, assim, um recorrido de 30 dias pelos países da ex- Yugoslávia. Os roteiros de março, maio e junho estou, ainda, trabalhando neles.
Viena |
" Vão breve passando
Os dias que tenho.
Depois de passarem
Já não os apanho.
De aqui a tão pouco
Ainda acabou.
Vou ser um cadáver
Por quem se rezou.
E entre hoje e esse dia
Farei o que fiz:
Ser qual quero ser,
Feliz ou infeliz."
Fernando Pessoa
Praga |