sexta-feira, dezembro 08, 2017

Figueres : Cidade de Salvador Dalí

Obra de Salvador Dalí



Quem vai a Figueres é bem possível que vá por Salvador Dalí, embora essa cidade seja a mais importante do norte da Catalunha,  tenha cerca de 50 mil habitantes, situe-se em município da bela província de Girona e esteja próxima -  140  km - da famosa Barcelona. 




Teatro - Museu Dalí


Salvador Dalí nasceu e morreu em Figueres - 1904 / 1989. Seus restos mortais, conforme desejo por ele expresso, repousam sob uma cúpula metálica, que é parte do grandioso Museu - Teatro Dalí e que foi  projetado pelo próprio artista e inaugurado em 1974. Está localizado na Praça Gala-Salvador Dalí. Gala, uma bela mulher russa, foi sua musa e companheira.



Teatro - Museu

O Teatro - Museu Dalí foi construído sobre as ruínas do  Teatro Municipal da cidade , construído no século XIX e destruído durante a Guerra Civil Espanhola. Atualmente, é o segundo museu mais visitado da Espanha : o primeiro continua sendo o Museu do Prado, em Madrid.





Cadillac Chovoso 


Foi Dalí quem escolheu as ruínas do antigo Teatro Municipal para fazer o seu Teatro - Museu. A argumentação dele foi esta: O Teatro Municipal me parece adequado adequado por três razões: primeira, porque sou um pintor eminentemente teatral;segunda, porque o teatro está situado diante da igreja em que fui batizado e terceira, porque foi precisamente na sala do vestíbulo do teatro onde realizei minha primeira exposição de pintura. 





Surrealismo mesmo.



O Teatro-Museu. com arquitetura ousada, é realmente grandioso e impressiona - acredito eu - até aqueles que não morrem de amores pelo surrealismo. Um dia inteiro ainda pode ser pouco para ver essa grande obra. São muitos os turistas, tantos que por vezes é impossível ver e admirar as obras de arte , de tamanhos e formatos diversos, distribuídas  nos vários espaços.





Obra de Salvador Dalí


Movimento artístico-literário de origem francesa, o Surrealismo caracteriza-se pela expressão do pensamento de maneira espontânea, impulsionada apenas pelo subconsciente, desprezando a lógica e os padrões estabelecidos de ordem moral e social. A palavra surrealismo significa o que está acima do realismo. Surgiu na década de 1920. 





Obra surrealista de Salvador Dalí



Nota-se nas suas obras as normas surrealistas , criadas por Breton, em 1924, como a exaltação da imaginação, as demonstrações de paixão erótica e o humor corrosivo,  que eram manifestações opostas à cultura tradicional burguesa e aos valores morais definidos na sociedade.                                                                                                                   
                                                                                                                                                                

Igreja de São Pedro: Padroeiro da Cidade, onde Dalí foi batizado



Esta foi a segunda vez que visitei Figueres e Dalí. Se me for possível, voltarei outras vezes. O próprio Museu é uma obra de arte, com suas cores e formas extraordinárias. Nele, incluem-se, ainda, instalações, esculturas, móveis, quadros e joias - tudo num cenário que se ajusta ao que é visto e admirado. 




As Joias de Dalí : Exposição permanente.


De todas as instalações que estão no Museu, encantou-me, desde a primeira vez em que lá estive, a sala  - verdadeiramente surrealista - inspirada no rosto de Mae West, famosa atriz de Hollywood nos anos 30. O grande sofá vermelho é a representação dos lábios de Mae; a lareira, seu nariz;  as cortinas que rodeiam a sala, os cabelos loiros da atriz. 



Multidão  impedia uma foto do conjunto da instalação


Como principal expoente do surrealismo na Espanha, Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech  teve amigos famosos e nossos conhecidos , como Frederico García Lorca, Luís Bruñel e Pablo Picasso. Desenvolveu um trabalho marcado pelas cores vivas, pelo brilho e pela luminosidade. Era surpreendente a forma como representava o cotidiano.  Depois da morte de Gala, entrou num processo depressivo e não mais se recuperou. Morreu aos 84 anos.



Figures

Partimos de Barcelona - Duda, Isolda e eu - da Estação de Trens Barcelona Sants ( também se pode partir de Passeig de Gràcia ), Viagem superconfortável com uma hora de duração e custo de  vinte euros. Há muitos hoteis na cidade. Desta vez, erramos na escolha: fomos para um hotel bem localizado, mas com atendimento péssimo.  O Teatro-Museu, no entanto, compensa até mesmo as roubadas.



Centro de Figueres : ao fundo, a Cúpula Metálica onde repousa Dalí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.